Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Viagem pós-pandemia: rolês próximos de Santos para planejar e ir de carro

  • 1
    Share

Nós passamos os últimos meses em casa.

Neste período, talvez, você tenha visto um casamento ser adiado ou suas férias irem por água abaixo. A crise do coronavírus não deu trégua para ninguém… Acontece que, agora, a Baixada Santista está na fase amarela do Plano São Paulo. Isso significa que o coronavírus não é mais uma ameaça?

Não mesmo.

Mas esperamos que as coisas caminhem aos poucos para a volta ao normal. Já que o número de internações por COVID-19 em Santos está estável já faz algumas semanas. E há esperanças de a vacina do coronavírus estar próxima. Então, já é possível sonhar e começar a planejar o que fazer. E, vamos combinar, depois de tanto tempo isolados, o que a gente mais quer é sair de casa.

www.juicysantos.com.br - viagem pós-pandemia - como vai ser

Acontece que a viagem pós-pandemia será diferente

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, 38% dos brasileiros pretende viajar após a pandemia. Mas a maioria quer ficar pelo Brasil mesmo. E, de preferência, visitar destinos próximos de suas casas. Para que, deste modo, possam ir de carro e evitar aglomerações.

Além disso, a pesquisa indica que a busca por contato com a natureza deve aumentar quando for mais seguro sair de casa.

Se você faz parte da turma que quer sair e respirar ar puro, a boa notícia é: existem paisagens lindas para conhecer que ficam pertinho de Santos.

Inclusive, já falamos aqui sobre o passeio pela estrada velha de Santos, uma descoberta sensorial e histórica.

Destinos próximos de Santos para ir de carro

Campos do Jordão, Ubatuba e Serra Negra já são conhecidos da galera de Santos que gosta de pegar a estrada. Mas todos destinos ficam mais distantes, ou seja, é bom ir pra passar o final de semana. E hoje a gente quer te indicar um rolê que realmente dá pra ir e voltar no mesmo dia.

É pra você sair de casa, respirar ar puro e voltar.

Todas as cidades da Baixada Santista são ótimas opções neste sentido. Em Guarujá, por exemplo, o Mirante das Galhetas mudou e ganhou o primeiro piso de vidro da região. Aqui em Santos, o novo Mercado de Peixes já está aberto após uma grande reforma e, em breve, a Lagoa da Saudade terá um palco flutuante. Apesar disso, o #teamJuicy está louco para revisitar outros destinos:

  • Itariri
  • Peruíbe
  • Itanhaém

E aqui tem Praia Grande como você nunca viu – descubra a cidade com a gente!

Se você quer entrar no carro e dirigir para lugares legais, porém não tão distantes, essas são boas opções.

O que fazer em Itariri

A cidade mais distante da nossa lista, Itariri fica no Vale do Ribeira e é uma ótima opção para quem quer se aproximar da natureza. A cidade tem vários sítios e plantações de banana (as crianças amam) e, além disso, vários rios e cachoeiras.

Quem é aventureiro pode até fazer trilhas por lá. Mas, caso você não curta, fique tranquilo. Pois boa parte das atrações é de acesso simples e dá pra ir até de carro. Em Itariri, não deixe de visitar a Prainha-Igrejinha, o Rio das Pedras e a Cachoeira da Italiana.

E, quando bater a fome, o centro da cidade é bem pequeno e acolhedor. O melhor: fica pertinho da maioria das atrações e dá pra dar um pulinho se for necessário.

As belezas de Peruíbe

Peruíbe fica pertinho de Itariri e também é uma cidade cheia de atrações lindas.

www.juicysantos.com.br - cachoeira em peruíbe viagem pós-pandemia

Diferentemente da nossa indicação anterior, esse é um rolê que vai dar praia (pois Itariri não tem praia, tá?) e fotos lindonas. Por lá, os nós temos uma lista com cinco atrações simplesmente imperdíveis:

  • Barra do Una;
  • Cachoeira do Paraíso (foto acima);
  • Ilha do Guaraú;
  • Poço Azul;
  • Ruinas do Abarebebe.

Além disso, a galera que também curte Peruíbe sempre indica a Prainha, pois o acesso é fácil e é uma ótima atração para ir com as crianças.

Ah, e se quiser saber mais sobre Peruíbe, o Soul Peruíbe tem um guia definitivo e incrível para desbravar cada pedacinho da cidade.

Lugar para visitar em Itanhaém

Também pertinho de Peruíbe e Itariri, Itanhaém se tornou conhecida nacionalmente por conta da observação de pássaros. Mais contato com a natureza, impossível? Apesar disso, essa não é a única opção de entretenimento na cidade. As praias por lá surpreendem, como dá pra ver na foto.

www.juicysantos.com.br - itanhaém vista aérea viagens pós-pandemia

Uma coisa legal é que a orla lá é bem diferente do que estamos acostumados em Santos, pois não existem prédios altos na beira da praia.

Se você for a Itanhaém, não pode deixar de visitar o Morro do Pernambuco e a Cama de Anchieta, localizada bem pertinho e com uma vista linda.

Prefiro uma viagem mais distante

Sua vontade é arrumar as malas, selecionar documentos e embarcar para uma viagem mais longa?

Calma, não precisa entrar em desespero. Seu rolê, provavelmente, vai demorar um pouco mais para acontecer. Mas as empresas de transporte e os hotéis já estão desenvolvendo protocolos de segurança e higiene para o turismo pós-pandemia.

Em Santos, por exemplo, o Comfort Hotel voltou seguindo uma série de protocolos de cuidados – tanto com os hóspedes quanto com colaboradores. Entre outras coisas, algumas das mudanças são:

  • Monitoramento da temperatura diariamente (de hóspedes e colaboradores);
  • Desinfecção das malas;
  • Intervalo de 24 horas entre check-out e acesso para limpeza e desinfecção do quarto;
  • Limpeza de áreas comuns de 2 em 2 horas ou sempre que houver grande fluxo de pessoas;
  • Fechamento de restaurante para acesso do público externo;
  • Cardápio de forma eletrônica;

Procedimentos similares estão sendo tomados em todos os hotéis do Brasil – em cidades onde já podem funcionar.

Se acaso você pretende viajar de avião, ainda não forma divulgados protocolos das companhias áreas. Mas, fique esperto: se você teve um voo cancelado, tem o limite de um ano para reagendar a viagem (clique aqui para saber mais).

Já no caso dos cruzeiros, tão queridos pelos santistas, as medidas já começaram a ser anunciadas.

A Costa Cruzeiros, por exemplo, terá normas sanitárias diferenciadas em todas as etapas da viagem – reserva, pré-embarque e procedimento de segurança a bordo e nos terminais.

Entre as quais estão, por exemplo, serviços online, distanciamento social, equipamentos de segurança e proteção, higienização constante e maior capacidade médica a bordo. Os serviços dos restaurantes também serão adaptados para o turismo pós-pandemia, com maior fortalecimento das medidas de segurança e controle.

Enquanto as providências para destinos mais longos não são tomadas, o jeito é planejar rolês mais perto. Qual será a sua primeira parada quando der pra sair?