Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Praia Grande como você nunca viu – descubra a cidade com a gente!

  • 1
    Share

Indo por São Vicente, em dias comuns, o trajeto que liga Santos a Praia Grande demora menos de 30 minutos de carro. Durante o verão, no entanto, nenhum dia é comum. Por isso, a mesma viagem pode levar até mais de duas horas. 

O motivo para isso é simples: todo mundo quer passar alguns dias em Long Beach.

juicysantos.com.br - praia grande

A cidade, que aniversaria neste dia 19 de janeiro, é nada menos que o quarto destino mais procurado no país durante a temporada mais quente do ano. Há fins de semana (como Réveillon e Carnaval, por exemplo) nos quais tanto a Anchieta quanto a Imigrantes registram até 20km de lentidão e boa parte dos carros têm Praia Grande como destino. Ainda assim, muitos santistas não enxergam à cidade como uma possibilidades nos finais de semana.

Só para ilustrar, 74% da audiência do Instagram do Juicy respondeu não ter o costume de frequentar o município. E dos que vão à Praia Grande, o rolê é quase unanimemente o Litoral Plaza Shopping. Se você faz parte dessa turma, hoje nós vamos te apresentar à Praia Grande como você nunca viu.

Praia Grande além do shopping e a praia

Catarina Vieira passa todos as viradas de ano em Praia Grande. Também em todas as viradas encara horas de trânsito para chegar à cidade, já que trabalha no dia 31 até às 18 horas. Em 2019, por exemplo, chegou ao apartamento no Boqueirão menos de 30 minutos antes do virada. De acordo com ela, a “loucura” vale a pena.

“Aqui a gente consegue curtir a praia e, ao mesmo tempo, ter uma estrutura de cidade grande. Gosto de pular as sete ondinhas, mas também de comer bem e ter outras possibilidades a disposição”, comenta.

Segundo ela, além de ir à praia, os dias também têm idas à locais como o Parque da Cidade e o Portinho. A família também já foi conhecer a Fortaleza de Itaipu e a nova estrutura da feira hippie da Guilhermina. Além disso, sempre aproveitam para ir ao circo e a outras atrações.

De bike por PG

Quando as crianças cansam dos mergulhos e brincadeiras com a areia, pedalar pela ciclovia que contorna a extensa faixa de areia das praias da cidade vai agradar em cheio. No total, Praia Grande tem mais de 23km de costa. Toda a extensão é tomada por atividades para todos os públicos e gostos.

Em um passeio de bicicleta pela orla da cidade, é possível fazer paradas em locais como por exemplo:

  • Feira de Artesanato;
  • Praça da Paz;
  • Praça Lions;
  • Estátua de Iemanjá (onde acontece uma das maiores festas em homenagem à santa do país);
  • Praça Duque de Caxias;

Todas atrações que ficam ao ar livre, com apreciação gratuita.

Portinho de Praia Grande

Também gratuita é a entrada na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida como Portinho.

O equipamento, que fica logo na entrada da cidade, se revela uma opção perfeita para quem quer curtir a natureza com tranquilidade. E, aliás, é uma das opções preferidas de quem mora em PG e não quer encarar as praias lotadíssimas nos fins de semana.

juicysantos.com.br - portinho de praia grande

Em resumo, o local oferece quiosques com churrasqueiras, playground, deck de pesca e quadras poliesportivas. Toda a estrutura pode ser utilizada sem pagar nada e, se acaso você estiver de carro, até o estacionamento é na faixa. Além disso, o parque ainda disponibiliza aluguel de barcos, restaurantes e lanchonete.

Fazer piquenique no Portinho é uma delícia e a vista por lá, linda. Ou seja, um rolê que a vale a pena fazer. E fica pertinho do shopping, se você quiser passar por lá também.

juicysantos.com.br - portinho de praia grande

Outra estrutura gratuita e está conquistando espaço na programação da galera de Praia Grande é o Parque da Cidade. Após ser revitalizado em 2019, o espaço (anexo ao Kartódromo Municipal) ganhou ainda mais áreas verdes, uma pista de corrida e até um parque para os cachorros se divertirem.

“Sempre quando eu viajo trago o meu cachorro, mas não pode levar pra praia né? Acabava que a gente só passeava com ele nas idas ao mercado ou então na orla. O parque foi uma saída de passeio divertido para o nosso pet e também para as crianças, que adoram andar de patins por lá”, comenta Catarina.

Não faltam opções de onde comer em Praia Grande

Se nenhum desses rolês te fez pensar que vale a pena ir à Praia Grande no fim de semana, tem uma coisa que vai mudar sua opinião: a gastronomia. Assim como em Santos, a galera de PG ama comer bem e o que não faltam são bons restaurantes e bares por lá.

Aliás, nos últimos anos, a cidade recebeu redes como o Pizza Hut, Madero, KFC e Taco Bell antes mesmo de Santos. Mais recentemente, a hamburgueria Johnny Rockets também chegou por lá.

juicysantos.com.br - johnny rockets de praia grande

Como não é novidade para ninguém, aqui no Juicy Santos a gente ama sair para comer e por isso temos alguns restaurantes preferidos em Praia Grande. Pra gente vale a pena ir até lá para se deliciar no:

  • Sugoi Sushi;
  • Katsuya Japanese Food;
  • Vila di Pasta;
  • Forte da Batata;
  • Barzin da Praia (ótimo para quem curte pagode).

Agora dá para entender porque a cidade recebeu cerca de 2 milhões de pessoas no ano novo e uma média de 800 mil por fim de semana? É claro que, com tanta gente, duas coisas são certas: você vai pegar filas (possivelmente enormes) e encarar um pouco de trânsito para chegar em Praia Grande.

Mas, se quiser ficar por lá mais tempo, existe uma possível solução: Praia Grande tem uma rua só com colônias de férias!