Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Café em Santos: 24 dicas para os amantes da bebida

Não há dúvidas: o café é uma paixão nacional e o combustível dos santistas.

Os grãos, seu aroma e sabor fazem parte da história de Santos e, por isso, o Dia Nacional do Café (24 de maio) é sempre motivo de festa na cidade. Não estamos exagerando, realmente rola programação especial no Museu do Café e em várias cafeterias da cidade.

Também por conta desse amor que o café estrela uma matéria do Juicy Santos mais uma vez e você está aqui, loucx para descobrir nossas dicas a respeito da bebida que te move.

O aroma de Santos

café em SantosImagem: Nathan Dumlao para Unsplash

Em uma de suas poesias, Ribeiro Couto escreveu que o cheiro do café lhe dava a presença de Santos. E ele não estava exagerando, a história da cidade realmente teve um momento em que o cheiro do café estava nas ruas da região central da cidade.

Basicamente, o café chegou ao Brasil em 1727.

Quem descobriu o café e o trouxe da Guiana Francesa para o Brasil foi Francisco de Melo Palheta. Adivinha onde ele desembarcou? Sim, no Porto de Santos.

Depois de um século, a bebida já tinha se popularizado entre o brasileiros e a paixão por café em Santos e todo o país fez com que o cenário local se transformasse. Afinal, várias reformas no porto e no Centro da Cidade tinham como objetivo uma melhor exportação desse produto.

A história do café em Santos teve peso, inclusive, no saneamento básico da cidade.

Atualmente, o Brasil é o segundo país que mais consome café no mundo – perdendo apenas para os Estados Unidos –  e o maior exportador dos grãos. Em 2017, por exemplo, foram 21 milhões de sacas de café. E Santos continua tendo importância nessa história, afinal o Porto de Santos ainda é responsável pela maior parte da exportação do café.

café em Santos 2Imagem: Christian Joudrey para Unsplash

 24 dicas para amantes da bebida

Exportamos muito. Mas, o consumo por aqui não é pequeno também.

Várias cafeterias estão espalhadas pela cidade, além do grande número de vendas de cafés gourmets e outras modalidades para o consumo em casa. Por isso, nós vamos te dar 24 SUPER dicas sobre café em Santos.

Tem para quem quer café em casa, na rua, no trabalho…

1. Tanto na hora de comprar como na hora de armazenar, fique atento: o café é um produto que absorve odores. Por isso, deve ficar longe de produtos de limpeza e higiene ou qualquer outro com aroma forte.

2. Para consumir um café de melhor qualidade, fique atento aos selos estampados nas embalagens. São dois: o Selo de Pureza e o que indica a categoria do café (extraforte, tradicional, superior e gourmet).

3. Ou compre o café moído na hora em Santos.

4. Depois de aberto, guarde o pó de café em um pote de vidro fechado na geladeira. Assim, ele não terá contato com aromas ou umidade.

5. Separe um pote só para o café. E não misture o final de um pó de café com um novo.

6. Só adoce o café na xícara, na hora que for bebê-lo.

7. Se você for raiz e utilizar coador de pano: lave-o após o uso apenas com água. Guarde-o dentro da água, em pote fechado, preferencialmente na geladeira e lembre-se de trocá-lo ao menos a cada 3 meses.

8. Quer saber quantas xícaras de café por dia são permitidas? Pesquisas dizem que 3 ajudam a saúde!

9. Mas você não precisa ficar apenas no basicão. Vários café diferentões são servidos nas cafeterias da cidade. Não deixe de provar um Cold Brew em Santos.

10. É contra modinhas? Então vá ao café mais raiz da cidade, o Rei do Café é mais antigo que o prédio da Bolsa do Café e você pode conversar com a família que administra o negócio. Sim, é um negócio que passa de geração para geração!

museu do café

11. Já que está no Centro Histórico, vá à cafeteria do Museu do Café de Santos e prove o sorvete de café.

12. O próprio museu também é uma parada obrigatória. Dica: aos sábados, tem visitação gratuita.

13. Outro passeio incrível na região central é o Bonde Café, que é uma autêntica cafeteria sobre trilhos.

14. Saindo do Centro e com uma pegada mais jovem, a nossa dica é conhecer a Revo Coffee, uma cafeteria escondida em uma garagem na Ponta da Praia. Os cafés são maravilhosos, assim como todos os itens do cardápio (que muda toda semana!).

15. E, para os nerds de plantão, a parada tem que ser no Café Tarantino, que serve a bebida com personalização dos seus heróis favoritos, de Darth Vader a Mulher Maravilha!

16. Gostou da ideia e quer saber mais lugares onde tomar café em Santos com ares diferentes? Várias cafeterias da cidade trazem essa proposta.

17. Vale a pena ficar de olho na agenda de Santos para saber quando acontece o festival Santos Café.

18. Dá para curtir um cafezinho enquanto faz aquele freela ou sai do home office. Temos vários cafés em Santos ótimos para reuniões e com um Wi-fi maravilhoso.

19. E se você é realmente apaixonado, pode colocar café até na happy hour. Basta preparar um drink incrível de café!

20. Também dá para preparar um bolo lindo e com sabor de café. Para tomar com aquele cafezinho, claro!

21. Vários endereços oferecem cafés da manhã em Santos dignos de dar inveja à realeza. Que tal se presentear com um desses qualquer dia?

22. Não é só bebida: use o café para espantar moscas e mosquitos. É só queimar a borra e ser feliz.

23. Também dá para usar o café para fazer o cabelo crescer mais rápido, com shampoo bomba de café. Essa é a única dica que nós nunca testamos, então se você fizer, conta pra gente.

24. Com todo esse amor, que tal ter um vasinho de café na sua casa? A plantinha é linda e bem fácil de cultivar.

café