Texto porVictória Silva
Jornalista, 26 anos - Santos

Lugares para tomar cold brew em Santos

Café é um costume brasileiro.

Tem dois ingredientes: café e água fervente. E aí como é que faz nesse calorão de dezembro? Não dá para ficar sem ele e nem para adicionar umas pedrinhas de gelo. Então a solução é correr para um dos endereços da cidade que preparam a maravilhosa receita de cold brew.

A bebida é popular nos Estados Unidos e Europa. Mas chegou ao Brasil há apenas alguns anos e conquistou paladares e, por isso, desceu a serra e já tem cold brew em Santos!

O que é

Iced coffee

Em português ‘cold brew’ significa infusão a frio. E isso explica muita coisa: esse é um tipo de café extraído a frio, ou seja, sem nenhum contato com água quente como os brasileiros fazem tradicionalmente.

A técnica, além de refrescante, garante que a bebida tenho menos amargor e a doçura do grão ressaltada. Então, mesmo que você não ame café, talvez possa passar por uma das casas que servem cold brew em Santos e se apaixonar como nunca imaginou que fosse possível!

A infusão leva até 18 horas, dependendo da técnica utilizada por cada barista, em água gelada ou temperatura ambiente. Normalmente, o grão é moído de uma maneira especial.

Ele é coado apenas no momento de servir, quando ganha algumas pedrinhas gelo adicionais.

Cold Brew em Santos

Se você ficou curioso ou deu água na boca só de ler a respeito da receita, corra pro endereço mais próximo de você e delicie-se!

As lojas que servem essa maravilha são:

Café Tarantino
Onde: Av. Mal. Deodoro, 7, Gonzaga

Starbucks
Onde: Praiamar Shopping, Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida (piso térreo)

Cafeteria do Museu*
Onde: Rua Quinze de Novembro, 95, Centro Histórico
* tem várias versões de café gelado, com Vienense, frappê e afoggatto. O cold brew ainda não está disponível no cardápio 🙁

Faça você mesmo

Achou todas os endereços longe, tá com a grana curta para sair pra tomar café ou simplesmente quer adicionar essa receita ao seu café da manhã ou ao lanchinho da madrugada? Então faça você mesmo.

Vale a pena ir conhecer o sabor, para ter certeza do quão boa é a sua receita de cold brew ou fazer primeiro e testar a habilidade dos baristas aqui de Santos. A ordem dos fatores não altera o resultado, e independente de qual você siga, esse vídeo te ensina o passo-a-passo do café mais refrescante e diferente que você vai ver hoje!