11/05/2018 Por Flávia Saad Para comer e beber, Para fazer em casa

Aprenda a fazer o Santos Sour, drink que é a cara de Santos

Muita gente não sabe, mas a caipirinha nasceu em Santos.

Sim, o drink que conquistou o Brasil e o mundo tem origens caiçaras.

Pesquisas históricas dão conta de que a bebida surgiu no fim da década de 1950, quando os primeiros refrigeradores chegaram ao Brasil e aumentaram a oferta dos cubos de gelo, que ficaram acessíveis a todos. A ligação com Santos tem a ver com o fato de que o primeiro engenho de açúcar brasileiro ficava aqui, no Morro da Nova Cintra.

E agora, continuando esse legado, a cachaça inspira mais uma criação da coquetelaria pra gente se deliciar.

Depois de muita pesquisa e testes, o bartender e especialista em mixologia molecular Bruno Caldeira Mendes, elaborou a receita do Santos Sour.

A ideia é contar a história de Santos em um drinque.

www.juicysantos.com.br - drinque santos sourFoto: Alex Ferraz

O que é o Santos Sour

Segundo Mendes, o Santos Sour é uma mistura inusitada de ingredientes, que tem como protagonista a cachaça Leblon com infusão de grãos de café Bourbon, que encontramos no Museu do Café de Santos.

“Juntei à cachaça um ícone na História do Brasil em se tratando de café com o suco de limão galego, ingrediente que encontramos em muitos quintais das “avós” pelos bairros da cidade, um xarope de cerveja Pilsen que é a cerveja mais consumida na cidade e clara de ovo, para dar aquele toque de cremosidade”, conta.

Os aromas adocicados de café fazem lembrar daquele café moído na hora, refrescante e cremoso como um chopp bem tirado e aquele agradável sabor de cachaça e limão que nos remete à caipirinha.

A novidade ganhou destaque na imprensa especializada, com direito a matéria no site Mixology News, dentro do projeto 365 drinques do Brasil.

Gostou da ideia? Então que tal preparar o Santos Sour em casa?

O mixologista ensina como. Então anote aí e bons drinks!

Receita do Santos Sour

100 ml de Cachaça Leblon com infusão de café (veja o modo de preparo abaixo)
40 ml de suco de limão galego
30 ml de xarope de cerveja Pilsen (veja o modo de preparo abaixo)
1 clara de ovo

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente. Faça dupla coagem para um copo tipo IlhaBela com gelo novo e sirva sem canudo.

Receita de cachaça infusionada com café

750 ml de cachaça Leblon
250g de grãos de café Bourbon inteiros

www.juicysantos.com.br - receita do santos sour

Deixe a mistura em repouso por 8 horas e faça a coagem com uma peneira fina.

Xarope de cerveja Pilsen

500 ml de cerveja pilsen
300 g de açúcar

Ferver em fogo baixo a cerveja e acrescente o açúcar. Mexa até dissolver o açúcar. Deixe ferver por 15 minutos, até atingir o ponto de xarope. Deixe esfriar e transfira o xarope para um frasco esterilizado e guarde em geladeira por 20 dias.

Onde tomar o Santos Sour

Por enquanto, o drinque ainda não está em nenhuma carta da cidade, mas em breve será relançado em uma nova casa ainda em sigilo. Estamos de olho e vamos avisar por aqui!

Share Button