Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos
TAGs

3 estratégias mentais para cultivar um corpo saudável

Se a cabeça não pensa, o corpo padece.

Este é um ditado que minha mãe sempre repetiu e que ecoava na minha cabeça. Na verdade, ela falava assim: se a cabeça não pensa, o corpo é que paga. Na minha inocência de criança, eu tinha medo de sentir dor e buscava ter cuidados para não me machucar.

Com o tempo, a relação corpo-mente foi amadurecendo com os meus estudos, mas descobri que minha mãe, sem conhecimento científico nenhum, estava no caminho certo. Sabedoria popular,não é o que dizem?

Corpo e mente são integrados. O que acontece na mente afeta o corpo e o que acontece no corpo afeta a mente.

bem estarImagem: Reprodução

O seu corpo tem padecido? Dores crônicas, limitações físicas, obesidade, doenças, cansaço, falta de saúde? Veja agora 3 estratégias mentais que podem te ajudar a cultivar um corpo ativo, funcional, sadio e pronto para te permitir viver como você deseja:

Observe os teus pensamentos

Existe sempre um padrão de pensamento que se repete ao longo da vida por trás do seu comportamento. O que você pensa antes de comer? O que você pensa sobre alimentação saudável? O que você pensa sobre atividade física? O que você pensa sobre o seu corpo, seu peso, sua postura?

A qualidade dos seus pensamentos define a qualidade do que se manifesta em seu corpo. Lembre-se: o seu interior cria o seu exterior.

Administre a entrada de informações na sua mente

Estabeleça critérios para o que você permite entrar em sua mente. O que você anda vendo, ouvindo, falando?

Um pensamento é formado a cada estímulo do ambiente, quer você esteja consciente ou não. Selecione fotos, vídeos, filmes, programas de TV, matérias, reportagens, livros, conversas, palavras, enfim selecione as entradas de acordo com as saídas (resultados) que você deseja.

Gerencie a sua saúde

Considere a sua saúde como um recurso maravilhoso que você tem para viver a vida dos teus sonhos. E, como todo recurso, a saúde, também, pode e deve ser gerenciada de acordo com os seus objetivos. Vitalidade, disposição, energia, atividade física, nutrição, hidratação, peso e prevenção, entre outros, são excelentes indicadores da sua saúde. Meditar, alimentar-se conscientemente, praticar atividade física, descansar, ter momentos de lazer, expressar a sua espiritualidade, prestar atenção a quantidade e qualidade do seu sono, entre outras, são excelentes estratégias quando falamos em gerenciar saúde.

Leia também:
Você sabe a diferença entre exercício e atividade física?
6 dicas para melhorar seu sono
Não dá pra controlar as emoções, mas é possível gerencia-las

O que você tem feito em prol da tua saúde?

Tudo começa com uma atitude. Saúde, bem estar e longevidade são conquistados diariamente através das escolhas que fazemos e dos comportamentos habituais que adotamos e cultivamos.

Porém, comportamentos e hábitos são construídos a partir da sua mentalidade. O que você pensa, você é. Comece por observar os seus pensamentos e administrá-los. Aos poucos, sem pressa, sem stress, sem cobranças, você vai tomado consciência do seu processo de criação de hábitos e sendo capaz de gerenciar a sua saúde a partir de novos pontos de vistas para atender as suas necessidades.

Comece, permita-se, dê o primeiro passo, saia da inércia, tome apenas uma atitude e a roda da tua saúde vai começar a girar.

Texto: Carla Bruck

Topo