Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Tem diretores santistas no Festival de Cinema Interurbano de Busan

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Mais uma vez, talentos de Santos vão levar o nome da cidade para o mundo. Agora, graças à seleção de dois diretores santistas para o Festival de Cinema Interurbano de Busan.

O evento acontece entre os dias 31 de maio e 3 de junho, na Coreia do Sul. E terá dois curtas-metragens feitos em Santos na programação. São eles: Número Um, de Marcela Akaoui, e Super, de Ricardo Bueno.

Ambos os trabalhos foram feitos quando os profissionais ainda estavam na faculdade, em 2018 e 2012, respectivamente.

Santistas no Festival de Cinema Interurbano de Busan

O Comitê Executivo do festival, que integra a programação da Rede Criativa da Unesco, da qual Santos participa na área de Cinema, selecionou trabalhos que abordem o tema Our City (Nossa Cidade). Já que o objetivo do evento é destacar a diversidade cultural e as identidades regionais.

Em outras palavras, os filmes têm em comum as equipes e cenários santistas.

“Santos sempre teve vocação para o cinema. Primeiramente com o público espectador e um grande número de salas de cinema. Em seguida, depois de 2002, passou a ser uma cidade que realiza produtos audiovisuais. Isso graças a chegada do Curta Santos, do curso de Rádio e TV na Unimonte e do Instituto Querô, por exemplo”, explica Raquel Pellegrini, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da São Judas.

Marcela Akaoui

Número Um conta a história do crítico de cinema Giovanni, que decide dirigir seu primeiro filme e enfrenta as dificuldades do processo de produção. O trabalho foi também o TCC da diretora. Em cena, é possível ver cenários bastante conhecidos de Santos como, por exemplo, a Bolsa do Café e a Rua XV de Novembro.

Além de ir à Coreia do Sul, o curta já foi selecionado em cinco festivais nacionais. Entre eles, o Curta Santos e o Cine Cariri. Além disso, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Uberaba.

Conheça Luiza Fazio: uma santista na equipe de Samantha na Netflix

Ricardo Bueno

Por outro lado, Super discute os sonhos e aspirações das pessoas na sociedade contemporânea.  Totalmente gravado em Santos, em 2013, a produção também já esteve em outras mostras internacionais no Canadá e Moçambique.

juicysantos.com.br - Santistas no Festival de Cinema Interurbano de Busan

“É muito gratificante ter a oportunidade de o nosso filme alcançar Busan. Chegamos a mais uma cidade, mais um continente e, de uma certa forma, estamos representando o cinema de Santos, com tantas obras e artistas incríveis. É uma honra”, diz o diretor.

Sobre o festival

O 3º Busan Intercity Film Festival ocorre entre o próximo dia 31 e 3 de junho. Além dos trabalhos santistas, a programação também tem filmes de outras cidades criativas em cinema. Afinal, Busan possui o selo de Cidade Criativa em Cinema desde 2014.