Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Caiçara Babilônia é perfil no Instagram com o abc do mar

  • 1
    Share

A gente ama dizer que é caiçara e de falar por aí do orgulho da nossa região.

Mas, fala a verdade: quanto, de fato, você sabe sobre o mar que nos cerca?

Se aquele seu amigo de São Paulo vier passar um fim de semana na sua casa (pós-pandemia, por favor) e fizer perguntas inusitadas, você saberá responder? Provavelmente não. Não precisa mentir e nem ficar com vergonha.

Apesar de caiçaras, nós também somos urbanos pra caramba. Acaba que a diferença entre siri e caranguejo passa despercebida no dia-a-dia.

Mas o Caiçara Babilônia vai resolver isso

Administrado por Renato Kiko Tamasato, professor de Ciências há quase 15 anos, o perfil no Instagram e no Facebook promete desvendar os mistérios do mar da nossa Baixada Santista de maneira descomplicada e bem humorada.

“No início da pandemia, fui questionado por outro professor sobre como levar o conhecimento além dos muros da escola. A partir daí, fui experimentando novos caminhos”, conta.

juiysantos.com.br - Caiçara BabilôniaImagem: Reprodução

Assim nasceu o perfil Caiçara Babilônia – que também conta com a ajuda da jornalista Beatriz Bucciano.

Leia também sobre a emocionante devolução das tartarugas tratadas no Aquário de Santos 

De acordo com eles, a ideia é que a página seja colaborativa. Ou seja, que outros profissionais e pesquisadores possam enviar suas contribuições. O time já tem um colaborador, o também educador Rodrigo Felicio Malimpensa. Em resumo, eles pensam em como aproximar os seguidores dos ambientes e das espécies que fazem parte do nosso litoral.

“Os materiais escolares são pensados para atender a um grupo grande de alunos. Dificilmente eles conseguem enxergar a realidade deles ali. E, desta maneira, as crianças crescem sem conhecer o lugar onde vivem”.

Um dos últimos conteúdos é um quiz com perguntas que os turistas costumam fazer aqui em Santos. Será que você consegue responder alguma? Siga a página no Instagram para acompanhar as postagens e ser um caiçara que sabe sobre o mar!