Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Dois anos dos parklets em Santos: o que mudou e ainda está por vir

Há dois anos, a Prefeitura regulamentou a instalação de parklets em Santos (decreto 7.941).

Desde então, a cidade ganhou sete parklets para a gente chamar de nossos. Além disso, uma lista concentra mais 23 solicitações para a instalação de outros equipamentos similares pela cidade. Aqui no Juicy Santos, a gente ama essa ideia. Mas sabemos que os parklets em Santos ainda dividem a opinião da galera e, mais do que isso, geram várias dúvidas.

Por isso, vamos responder a todas essas questões. Até porque, em breve, a cidade ganhará mais quatro espaços desses, está sabendo?!

Como funcionam os parklets em Santos

A ideia é reforçar a função social da cidade. Ou seja, os parkelets incentivam o pensar nas ruas para as pessoas e não para os carros. É por isso que eles transformam o que era uma ou mais vagas de estacionamento em um espaço de lazer e descanso.

www.juicysantos.com.br - parklet no brasil

Também ajuda a incentivar o deslocamento a pé ou de bicicleta (e, agora, patinete).

Isso não começou aqui em Santos, viu? A cidade pioneira foi São Francisco (EUA), que instalou os primeiros parklets em 2005. Fizeram sucesso e, logo em seguida, o projeto ganhou mais força. Em 2012, o Brasil viu aparecer as primeiras instalações em São Paulo e, em 2017, a regulamentação santista ganhou vida.

De acordo com a lei municipal, os parklets em Santos podem ser instalados por qualquer pessoa ou empresa. Desde que com autorização da prefeitura (a gente já te explica como conseguir uma).

Onde ficam os parklets em Santos

Apesar de estarem em frente a estabelecimentos comerciais, os parklets funcionam como espaços públicos. Então não é permitido que rolem eventos ou que a permanência seja exclusiva para clientes, por exemplo.

Atualmente, você encontra parklets em Santos nos seguintes endereços:

  • Rua Minas Gerais, 93, Boqueirão;
  • Avenida Marechal Deodoro, 2, Gonzaga;
  • Rua Olavo Bilac, 9, José Menino;
  • Rua Carolino Rodrigues, 34, Boqueirão;
  • Rua Tolentino Filgueiras, 5, Gonzaga;
  • Rua Tolentino Filgueiras, 81, Gonzaga;
  • Rua Eloy Fernandes, 77, Boqueirão;

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pelo assunto, em breve a Rua Bassim Nagib Trabulsi, na Ponta da Praia, também terá um parklet instalado. Além disso, outros três já foram aprovados, sendo dois no Gonzaga e um no Boqueirão.

Como instalar um parklet em Santos

Qualquer pessoa ou estabelecimento pode propor a instalação de um parklet em Santos. Mas, atenção: o proponente se responsabiliza pelo projeto, confecção, instalação e manutenção (inclusive a limpeza) do equipamento.

juicysantos.com.br - parklets em Santos

De acordo com o decreto, eles não podem ficar na avenida da praia ou sobre as calhas dos canais. De resto, todos os bairros e ruas estão liberados. Por isso, antes de qualquer coisa, os interessados precisam requisitar uma consulta para ter certeza que o local desejado será liberado.

“Há solicitações negadas e justificadas em virtude, por exemplo, da restrição de horário de estacionamento, o que infringe o decreto”, explica a coordenadora de Revitalização Urbana da Sedurb, Veridiana Nobre.

O requerimento é feito através do e-mail [email protected].

Uma vez autorizado, o proponente deve entregar o projeto, realizar a instalação e zelar pela manutenção do equipamento. Os parklets têm que ficar disponíveis para utilização 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A permissão vale por um ano, podendo ser prorrogada por igual período até cinco anos. Caso queira saber mais detalhes, dê uma olhada nessa cartilha 🙂

www.juicysantos.com.br - parklet no brasil

E se você ama os parklets em Santos, não deixe de postar suas fotos com #JuicySantos para a gente encontra-las lá no Instagram. Se não gosta do projeto, conta pra gente nos comentários qual é o motivo!