Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Banco de Alimentos e Agricultura Urbana em Santos: projeto avança para segunda fase

Em meados de 2023, fizemos uma visita à Horta Comunitária Bons Frutos, no Jardim São Manoel. O espaço funciona como uma das bases do projeto Banco de Alimentos e Agricultura Urbana (BA-AU). E, agora, viemos trazer uma boa notícia: começa uma nova fase desse programa que une sustentabilidade, impacto social e valorização do território.

www.juicysantos.com.br - banco de alimentos em santos jardim são manoel

No dia 12 de abril de 2024, um encontro promoveu o lançamento dessa segunda etapa, na Estação Cidadania de Santos.

Além de apresentar as realizações do estágio inicial, entre março de julho de 2023, a equipe agora divulga as próximas ações com foco em conscientização sobre a insegurança alimentar e emergência climática.

O evento, cheio de troca de conhecimento e experiências, contou com a presença da criadora de conteúdo digital Gabriela Marcondes, formada em gestão ambiental pela USP e comunicadora de práticas inovadoras, com mais de 140 mil seguidores no perfil Instagram Sustentável na Prática.

Conquistas do projeto BAAU

O BA-AU funciona em dois eixos relacionados à causa socioambiental: Banco de Alimentos (combater a insegurança alimentar) e Agricultura Urbana (responder à emergência climática).

Por isso, realiza ações de sensibilização para a sustentabilidade, educação ambiental, capacitação em gestão, comunicação e apoio técnico e operacional em áreas de vulnerabilidade social.

www.juicysantos.com.br - horta comunitária bons frutos

Entre as realizações que aconteceram na fase 1 do Projeto, destaca-se a retivação, em julho de 2023, do Conselho de Segurança
Alimentar e Nutricional (COMSEA) em Santos. E isso foi possível graças a uma ampla articulação com organizações da sociedade civil e com a Prefeitura. Esse órgão estava desativado na cidade desde 2022.

E, entre outras ações, destacam-se também na fase 1 o curso de capacitação em Hortas Urbanas e Compostagem, Oficinas de Aproveitamento Integral de Alimentos, participação no Dia Mundial da Criatividade 2023 no Juicyhub, espetáculo de Contação de Histórias para crianças, mutirões mensais “Mãos na Terra”, articulações com professores e alunos de Terapia Ocupacional e Nutrição da Unifesp/Baixada Santista, que agora realizam, todas as segundas-feiras, a Horta Terapêutica no Jardim São Manoel.

O projeto Banco de Alimentos e Agricultura Urbana é realizado pela OSC Consciência pela Cidadania Concidadania, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 2004 e que mantém o Fórum da Cidadania de Santos, que atua nos temas de cultura, educação, direitos humanos e meio ambiente. A fase 2 foi contemplada pelo edital de patrocínio de 2023 da Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa pública vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos