Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Parklets em Santos

Você sabe o que são os parklets?

A ideia, que nasceu em São Francisco (na Califórnia, EUA), tem o objetivo de reforçar a função social da cidade: as ruas são um espaço de convivência. Afinal, na rua nós conhecemos novas pessoas e passamos boa parte do dia.

A praça é nossa. E a rua também!

Essa filosofia foi implementada em São Paulo e outras capitais brasileiras. Em dezembro de 2016, o conceito desceu a serra e chegou a Santos. Isso porque a prefeitura publicou o Decreto Municipal 7.607/16, que regulamenta a instalação de parklets em Santos.

parklet 2Imagem: Reprodução/Jackie Tugman 

“Os parklets são pequenos oásis na paisagem urbana. Um local agradável onde é possível descansar, ler um livro, cultivar plantas e hortaliças ou até mesmo levar um bom bate-papo com os amigos”, explica o paisagista Anderson Rodrigues.

Aqui na cidade, a implementação desse equipamento fica sob o comando da coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDURB) e funciona da seguinte maneira: qualquer pessoa (física ou jurídica) pode solicitar a instalação de um parklet. O requerimento e os demais documentos previstos no decreto devem ser protocolados nas unidades do Poupatempo.

A lei santista diz que a estrutura pode ocupar até duas vagas destinadas para o estacionamento de veículos.

Por que instalar um parklet?

Se você é um comerciante da cidade, essa é uma estrutura que pode valer a pena.

Quem fez esse investimento, tanto na capital paulista quanto no exterior, garante ser uma ótima maneira de gerar mídia espontânea. Além disso, a instalação aumenta o fluxo de pessoas na região do seu comércio (seja ele do ramo da alimentação, varejo, turismo ou serviços) e pode ser usada como uma extensão tanto para quem espera pelo serviço como para quem quer fumar um cigarro, por exemplo.

Segundo Anderson Rodrigues, paisagista aqui de Santos que tem a formação necessária para tocar esse tipo de projeto (junto com o arquiteto André Jost Mafra), o investimento está diretamente ligado ao tipo de estrutura definida.

ParkletImagem: Sfplanning/Reprodução

Mas seus estudos apontam que o valor inicial fica em torno de R$ 15 mil e a concessão pública pode ser renovada por até 5 anos.

“Esse valor inclui tudo, desde os cuidados com os trâmites burocráticos, análise de viabilidade, projeto, material, mão de obra e a entrega”, explica.

Contrate um profissional para cuidar de tudo

Se você possui interesse na instalação de um parklet, mas não tem tempo ou conhecimento para cuidar dos tramites legais, é possível contratar empresas e profissionais que cuidam de todas as etapas do processo, desde a aprovação na prefeitura ao planejamento e implantação da estrutura no local.

002 de André Jost MafraImagem: Divulgação/possível projeto em Santos

Por aqui, você pode conseguir mais informações e contratar o serviço diretamente com o Anderson Rodrigues. Tel: (13) 3261-2483 ou (11) 99175-6252.

Todos os projetos são feitos por ele em parceria com o arquiteto André Jost Mafra. Tel: (13) 3324-4281 ou (13) 99607-5996.