Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
38 anos - Santos
TAGs

curaçao

Compras em Curaçao: lojas e o que é legal comprar

Mesmo com 38 praias tendo o mar mais azul claro que já vi na vida, a gente nunca deixa de curtir um bom centrinho das cidades para fazer achados. Meu tempo para compras em Curaçao foi curtinho, mas ainda assim deu para garimpar uns presentinhos e mimos bem legais. E claro que, eu aproveitei para compartilhar as dicas com você, leitor(a) do Juicy Santos.

Se você está procurando lojas famosas em Curaçao, vai poder aproveitar o lugar para compras. No centro, em Punda e Otrobanda há uma porção de lojas na pegada internacional, para quem adora comprar marcas: Tommy Hilfiger, Swarovski, Nautica, Mango, Tiffany & Co, Swatch, Paul & Shark, BCBG MAXAZRIA, Victoria’s Secret, Converse, Pandora, entre outras.

Mas o que eu gosto mesmo é de buscar o que tem significado local.

O que (quase) só tem lá em Curaçao.

E nesse post compartilho o que achei de mais legal para comprar na ilha mais colorida do Caribe.

Artesanato local em Curaçao

Eu fiquei apaixonada por algumas lojas de artesanato que encontrei nas vielas de Punda. Basicamente existe uma vielinha que eles chamam de Caminho da Arte (Way of Art) com várias portas onde artistas locais expõe seu trabalho. Foi lá que achei uma placa de madeira de flamingos que tem A CARA da minha casa. Aliás, quem adora as estampas e vibes tropicais vai se fazer nas compras lá. Os flamingos são soberanos e uma bela inspiração para os artesãos.

Way of Art em CuraçaoApaixonada pelas placas de mandeira pintadas à mão: comprei a primeira, em degradê por U$35 no Way of Art, bem perto da praça principal de Punda.

Quadro de madeira pintado - artesanato de CuraçaoEssa era outra placa de flamingos que amei, também do Way of Art.

Onde: Nos arredores da praça principal de Punda e a Rua Columbusstraat. Procure a placa que diz Way of Art, ao lado de uma loja enorme de souvenirs.

Ainda em Punda, achei uma outra loja que é uma espécie de cooperativa de artistas locais. Eu fiquei maluca quando vi a frente da loja navegando pelo Instagram, nada minimalista, toda colorida e com um look mega caribenho. A loja chama EccoBambu, uma pequena portinha na Columbusstraat #4, em Punda. Na rua, você logo avistará essa explosão de cores.

Frente da loja: vários artistas vendem láA fachada da loja: ainda bem que o centrinho não é muito grande e eu pude achar a loja com facilidade. <3

Ecco Bambu CuraçaoA artesã da vez, com sua letra linda e o ímã de geladeira: hakuna matata.

Por dentro da Ecco BambuO caos criativo da Ecco Bambu: a loja vende desde bijouterias, placas, ninhos de passarinho pintados, estatuas de flamingos, têxteis, entre várias outras coisinhas. Tudo bem rústico e artesanal. Amei!

Onde: Columbusstraat #4, Punda, em Curaçao.

Outra loja que é quase um ponto turístico é a Nena Sanchez Gallery. A artista autodidata nasceu em Curaçao, onde viveu até seu falecimento, em agosto de 2017. É uma das principais vozes da arte típica da ilha, sempre usando tons vibrantes que retrataram o cotidiano e a natureza de Curaçao como flores tropicais, cactus, palmeiras, entre outros temas. Nena também chegou a ser Miss Curaçao e se formar em design de interiores na Venezuela, onde morou por um tempo. Em 1994 retornou à Curaçao, onde se tornou uma referência.

Todas as quintas, o centro de Punda, especialmente a rua onde fica a galeria de Nena Sanchez, abrigam o Punda Vibes, um dia mais festivo na ilha, com horários estendidos, shows e atividades dançantes nas ruas. Vale conferir.

Onde: Windstraat #4, Punda, em Curaçao.

Feirinha de artesanato em CuraçaoTirei essa foto na feirinha de artesanato de Otrobanda, mas infelizmente eles não permitem a prática. Então não tenho muito o que mostrar aqui. A feirinha fica lá até as 18h, bem perto do caminho para atravessar a ponte Rainha Emma (a ponte móvel de Curaçao). Eu não comprei nada lá, mas vale olhar.

Lojas de roupas e acessórios

Eu adoro comprar vestidos quando viajo, pois é algo que para mim vale o investimento. Eu acabo usando bastante e quando uso, sempre lembro da viagem. É um dos souvenirs com mais significado pra mim, hehehe.

Acabei achando uma loja chamada Meow, cheia de vestidos e com o estilo bem boho. Sedas, linho, renda, estampas florais e geométricas, tudo do jeito que eu gosto. Não achei mega barata em comparação aos preços da Europa, mas com preços bons em relação ao Brasil. Um vestido 100% algodão saiu por US$ 45. E acabei achando por lá um colar artesanal MARAVILHOSO, todo feito à mão por US$ 25.

Meow StoresA loja é muito recheada!

compras-em-curacao-meow-acessoriosE os acessórios valem o garimpo.

Onde: Hanchi Snoa 24 (em frente à sinagoga), Punda

Ainda no quesito acessórios, quem adora colares e bijoux diferentonas, precisa passar nessa loja de esquina, bem perto da placa de Curaçao. Ela se chama Bamali e funciona em Curaçao há mais de três décadas.

Loja de acessórios finos em CuraçaoOnde: perdi o cartão da loja, mas fica quase em frente a um prédio de mármore na Breedestraat. Achei o cartão da loja! Ela chama Bamali e fica na Breedstraat Punda 2.

Penha: a loja de cosméticos queridinha da ilha

A Penha é uma das lojas mais conhecidas do centro de Curaçao. Ela faz jus a fama porque realmente, os preços de maquiagem e perfumes são bem convidativos. Além disso, na época que fui alguns itens da MAC estavam com um preço excelente. Algumas cores de batom estavam à venda por U$9. Os perfumes também tem preços melhores que o DutyFree brasileiro. Vale olhar.

Só um porém: eu achei que a loja era maiorzinha. Basicamente a área grande está concentrada nos cosméticos. Para roupas, são pouquíssimas ofertas.

Marcas que você vai encontrar lá: todo o catálogo de perfumaria internacional, incluindo Chanel e a hypada perfurmaria de nicho Creed. Na linha de maquiagem eles vendem MAC, Bobbi Brown, Estee Lauder, Clinique, entre outras. A loja fecha pontualmente às 18h, não esqueça deste detalhe.

A famosa loja Penha, em CuraçaoOnde: 1 Heerenstraat, Willemstad, Curaçao ou no Renaissance Shopping Mall

Compras em Curaçao: o que vale a pena

Como é o freeshop de Curaçao?

Infelizmente não tirei nenhuma foto da área embarcada do aeroporto de Curaçao e de seu freeshop. Mas, para um aeroporto pequeno eu achei o freeshop bastante generoso. Deixe para comprar o licor de Curaçao lá, pois acaba sendo um pouco mais barato. Alguns perfumes também tem o preço lá bem bom, devido às promoções. No freeshop não vi muitas maquiagens, mas vi bastante perfumaria, cosméticos, chocolates importados e muito souvenir.

Separe um tempo pra andar por lá e compare!

Não deixe de ver