Texto porRaphael Bonna

Áreas verdes na Baixada Santista: dicas de turismo para aproveitar a região

Aqui, nós adoramos dicas de turismo – em especial, quando elas envolvem o contato com a natureza. As áreas verdes na Baixada Santista tornam esse local absolutamente privilegiado quando se fala de ecoturismo.

Com uma rica biodiversidade, grande parte desse patrimônio natural está preservado nas diversas áreas verdes que compõem o litoral sul de São Paulo.

Esses espaços são importantes tanto para a qualidade de vida dos moradores da região quanto para a conservação da fauna e flora da área.

Vale lembrar: são 9 os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Até mesmo em Cubatão, em que não temos praia, é possível encontrar caminhos verdes – até cachoeiras lindas a cidade tem!

www.juicysantos.com.br - áreas verdes na baixada santsita

Mata Atlântica preservada

É no Litoral de São Paulo que está uma parte significativa da Mata Atlântica, uma das mais importantes e biodiversas florestas tropicais do mundo. Esse verdadeiro tesouro ecológico que abriga uma enorme variedade de espécies vegetais e animais – muitas delas encontradas apenas nessa região.

Apesar de sua importância, a Mata Atlântica tem sido duramente afetada pela ação humana, e restam apenas cerca de 12% da cobertura original da floresta no Brasil. O desmatamento, a urbanização desordenada e a exploração predatória de recursos naturais têm sido as principais ameaças à sobrevivência dessa vegetação. No entanto, existem iniciativas de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais da floresta que visam proteger e recuperar essa importante área de preservação ambiental.

Portanto, o ecoturismo na Baixada Santista também precisa levar em conta esses impactos.

Conheça 4 das mais importantes áreas verdes na Baixada Santista

Ao visitar esses locais, é possível desfrutar de momentos incríveis em meio à natureza e contribuir para a preservação desse patrimônio para as futuras gerações.

1. Parque Estadual da Serra do Mar

O Parque Estadual da Serra do Mar é uma das maiores áreas de proteção ambiental do Brasil. Em tempo: é a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica.

Esse espaço fica na divisa entre as cidades de São Paulo e Santos. Com uma área total de mais de 300 mil hectares, o parque apresenta uma vasta cadeia montanhosa que se estende do litoral paulista até o interior do estado. A sua fauna e flora são extremamente diversificadas e preservadas. Ah, e é possível avistar espécies como macacos, onças, tamanduás e muitas outras. Para quem gosta de aventuras, o parque conta com diversas trilhas que levam a cachoeiras e mirantes de tirar o fôlego.

2. Estação Ecológica de Jureia-Itatins

A Jureia é um dos locais mais preservados do litoral paulista, abrigando quase 40% da vegetação primitiva de todas as unidades de conservação do estado de São Paulo.

Nesse local, você vai encontrar espécies que não existem em nenhum outro lugar do planeta! Elas utilizam a área para reprodução, alimentação e descanso, longe da intervenção humana.

A diversidade de ecossistemas, como as dunas, manguezais, florestas de planície, matas de encosta e vegetais rasteiros das rochas, garante a variedade de espécies de flora e fauna locais, transformando o complexo Jureia-Itatins em um verdadeiro paraíso ecológico. Dica: procurem uma empresa de turismo que opere no local para explorar a Jureia em segurança.

www.jucysantos.com.br - áreas verdes na baixada santistaÁrea de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro 

3. Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro

A Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro é uma unidade de conservação que abrange toda a Baixada Santista. Com uma área total de mais de 54 mil hectares, a reserva tem como objetivo a preservação do ecossistema marinho e costeiro da região. Entre as espécies que podem ser encontradas na área, estão golfinhos, baleias, tartarugas e muitas outras.

É a maior unidade de conservação marinha do estado de São Paulo e a segunda maior do Brasil.

Com 6 manguezais, 67 praias arenosas, 85 km de costões rochosos, 5 geossítios identificados, 30 ilhas e lajes emersas, 10 corpos submersos e o recife de coral localizado mais ao sul do Atlântico, na Ilha da Queimada Grande, a unidade concentra uma biodiversidade sem igual e abriga uma variedade de ecossistemas. A APAMLC é um destino imperdível para quem busca turismo de praia e sol, turismo náutico, esporte náutico, pesquisas, pesca amadora, pesca artesanal, pesca industrial, mergulho recreativo e lazer, entre outros.

4. Parque Ecológico Voturuá (antigo Horto Florestal de São Vicente)

O Parque Ecológico Voturuá está em São Vicente. Com cerca de 800 metros quadrados de área, é ideal para passeios em família ou com amigos. O parque possui mais de 150 animais de 20 espécies diferentes, incluindo aves, mamíferos e répteis.

Lá, 50 funcionários se revezam no cuidado dos animais e do local. Localizado em uma área verde com vegetação original da Mata Atlântica, o parque é uma das últimas reservas deste tipo de vegetação dentro de zona urbana.

www.juicysantos.com.br -  parque estadual da serra do marParque Estadual da Serra do Mar

Cuide do que ainda existe de áreas verdes no litoral de SP

Esses são apenas alguns exemplos de lugares cheios de natureza na Baixada Santista. Essa parte do estado de São Paulo vem se comprometendo com a prereservação ambiental.

Dessa forma, ao visitar essas áreas verdes, é importante respeitar as regras e orientações dos responsáveis pela conservação do local. Além disso, é fundamental estar consciente da importância da preservação do meio ambiente e da biodiversidade local.