Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

5 opções de ecoturismo na Baixada Santista

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Apesar de todo o trânsito e da loucura que viver em Santos e nas demais cidades da Baixada Santista se tornou nos últimos tempos, nós ainda estamos em uma região envolta por muita natureza. Às vezes, nós nos esquecemos, mas ela está aí.

Isso significa muitas coisas, inclusive que não é necessário viajar para o interior do país para relaxar.

Nós não estamos dizendo para cancelar a sua viagem. Apensas dando uma opção para o final de semana, quando você estiver esgotado e precisando se reconectar.

Que tal fazer ecoturismo na Baixada Santista?

Diversas opções estão espalhadas pelas cidades da região. E o melhor é que são rolês com valores amigos, que você pode fazer de ônibus, bicicleta ou até utilizando o serviço de transporte de algum aplicativo.

O Juicy Santos separou algumas das várias opções de ecoturismo na Baixada Santista e chegou a uma lista com 5 dicas de ecoturismo na região, se liga:

1. Observação de pássaros em Itanhaém

observação de passarios em itanhaem (2)Imagem: Carlos Eduardo Quaresma/Divulgação

observação de pássaros em Itanhaém ganhou relevância entre os praticantes da atividade porque a cidade abriga centenas de espécies diferentes. Para sermos mais exatas: são mais de 350 já registrados, número que fez o município ser declarado como uma Área Prioritária para a Conservação das Aves, conhecida como IBA, pela BirdLife International.

Para observar os pássaros, você só precisa de um lugar adequado (que em Itanhém é quase qualquer lugar) e paciência. Binóculos vão ajudar bastante.

Essa é uma ótima oportunidade para fazer um piquenique em família e pegar uma praia diferente!

2. Estrada Velha de Santos

estrada velha de santosImagem: Divulgação

A estrada velha de Santos ficou fechada por um tempo e, neste ano de 2018, voltou a ser aberta para visitação.

O passeio acontece em uma região de Mata Atlântica e é feito a pé. Durante o trajeto, os participantes conseguem contemplar belezas do nosso patrimônio ambiental, histórico e cultural. Entre ida e volta, são gastas, em média, 5 horas.

As visitas são agendadas no site do Parque Estadual Serra do Mar pelo valor de R$ 31 por pessoa.

3. Cachoeiras do Guaperuvu em Itanhaém

cachoeira 3 quedas

O roteiro percorre uma trilha pela cachoeira Três Quedas, a maior na região da serra do Guaperuvú.

A trilha demora em torno de 25 minutos e é considerada de nível médio. No percurso, ainda dá pra parar em um poço natural, a Lagoa Azul, e visualizar as corredeiras do Rio Branco e uma Figueira de aproximadamente 30 metros de altura.

4. Morro do Maluf no Guarujá

malufImagem: Reprodução/Escalango

Para quem busca por aventura, basta atravessar a balsa.

Em Guarujá, o Morro do Maluf é perfeito para quem quer fazer rappel ou escalar, com cerca de 40 metros de altura de pura adrenalina. Para quem não estiver na vibe, é possível apenas curtir a vista lá de cima (apenas linda!) e fazer algumas fotos.

Leia também
As belezas da Praia de Taguaíba em Guarujá
Lugares para entrar em contato com a natureza em Santos
Onde acampar na Baixada Santista ou bem pertinho

Normalmente, profissionais especializados ficam por lá para ajudar a galera. Afinal, escalada e rappel não são brincadeira e achamos melhor deixar para a próxima se não houver auxílio e os equipamentos necessários.

5. Rio Perequê em Cubatão

Rio-PerequêImagem: Divulgação

Uma praia de água doce na cidade mais industrializada da região. Não acredita? Então olha só: no rio Perequê, as ondas são em forma de cascata e as pequenas pedras dão lugar à areia, o que resulta em um visual bem diferente do que estamos acostumados e, claro, lindo. O local é bastante frequentado pelo público de Cubatão, mas basta sair da cidade para notar que poucas pessoas conhecem esse paraíso. Vale a pena ir até lá.

Para completar o rolê: tem churrasqueira e campo de futebol bem pertinho, dentro do parque onde fica o rio.

Dica de ouro para você que vai de carro: chegue cedo, porque o local oferece apenas 100 vagas de estacionamento.