Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Legado das Águas: um paraíso a 2 horas de Santos

  • 870
    Shares

Às vezes, fica difícil acreditar que locais paradisíacos estão tão próximos de nós.

Esqueça fazer malas enormes. Avião. Passaporte. Burocracia. É possível conhecer lugares lindos, com natureza intocada e uma paz inexplicável sem passar por todos esses aborrecimentos. Aliás, você só vai precisar dirigir pouco mais de duas horas para chegar ao Legado das Águas, o destino do seu próximo rolê bate-e-volta saindo de Santos. 

Se você nunca ouviu falar neste local, fique tranquilo, pois ele também é uma novidade para nós. Mas vale a visita e você vai entender o porquê agora.

Apaixone-se pelo Legado das Águas

O Legado das Águas é uma reserva natural pertencente à empresa Votorantim. Tem cerca de 31 mil hectares, divididos entre as cidades de Juquiá, Tapiraí e Miracatu (todas no Vale do Ribeira), o que faz dela a maior reserva privada de Mata Atlântica do país.

Além disso, lá estão 1,5% dos 9% da faixa de Mata Atlântica restantes em São Paulo. De acordo com especialistas que atuam no local, mais de 760 espécies de animais e plantas  já foram identificadas por lá.

www.juicysantos.com.br - legado das águasImagem: Reprodução

Entre as espécies está, por exemplo, a única anta albina encontrada em seu habitat no mundo.

Está se perguntando por que você ainda não visitou o local? Calma, é que faz pouco tempo que o ecoturismo começou a funcionar por lá. Atualmente, os visitantes podem escolher entre 3 atividades:

  • Caiaque
  • Trilhas (andando ou de bicicleta)
  • Observação de aves

Ecoturismo perto de Santos

Dentro das três modalidades, você encontra passeios bem variados. Tem desde trilhas que exigem pernoitar no local até caminhadas de 3 km, por exemplo. Cabe ao visitante escolher algo que esteja dentro de suas possibilidades e gostos. Mas não importa qual seja a sua escolha, todas as atividades são orientadas por profissionais e precisam ser reservadas com antecedência. Isso porque existe um limite máximo de visitantes por dia, uma forma de conservar o local e o habitat dos animais.

Crianças podem fazer a maioria dos passeios, mas a idade mínima varia de acordo com o nível de dificuldade.

www.juicysantos.com.br - legado das águasImagem: Reprodução

No site do Legado das Águas, é possível ver as próximas datas para todos os trajetos. Se você não tiver disponibilidade, pode se cadastrar para receber um aviso quando a programação tiver novidades do seu interesse.

Todas as atividades são pagas, porém o valor varia entre elas. É importante ressaltar que o preço divulgado no site já inclui o estacionamento, taxa de visitação, carro de apoio e também café da manhã, almoço, água e frutas. Além disso, crianças e idosos têm direito à meia-entrada 🙂

Ficou interessado, né? Antes de sair de casa, lembre-se de separar protetor solar e repelente. Também é importante vestir roupas e tênis confortáveis!

Também são destinos incríveis perto de Santos

Gostou da ideia de conhecer o Legado das Águas? Então vale a pena colocar nos seus planos também o Parque Ecológico Imigrantes, que fica a 40 minutos aqui de Santos é incrível e a Torre de Miroku, que tem uma paz incrível e fica a pouco mais de 1h30 de carro daqui.

Bom passeio 🙂