Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Procurando emprego em tempos de pandemia: dicas de como agir

  • 1
    Share

A crise do coronavírus é um fato.

A situação está complicada para pequenos empreendedores e, consecutivamente, para seus funcionários. Muitos, inclusive, perderam o emprego e entraram para a (já enorme) lista de quem está procurando emprego em tempos de pandemia.

Enquanto o número de desemprego aumenta, as vagas diminuem drasticamente.

De acordo com dados do Glassfoor, plataforma de recrutamento, entre os dias 6 e 13 de março, houve uma queda de 1,2% no número de vagas ofertadas no Brasil. Ou seja, o mesmo número de um mês inteiro em apenas uma semana.  Diante disso, a dúvida é:

Como conseguir emprego em tempos de pandemia?

Para Fábio Sartori, consultor em Recursos Humanos, antes de mais nada, o candidato precisa cuidar de si mesmo. Ou seja, manter a saúde mental em dia é o primeiro passo na busca de um emprego. Isso porque, de acordo com ele, pensar no problema 24 horas por dia pode deixar o candidato tenso e, assim, atrapalhá-lo numa possível vaga.

“É preciso focar no objetivo e procurar atividades que possam garantir um equilíbrio emocional. Como, por exemplo, exercícios, meditação ou um hobbie que a pessoa tenha”.

www.juicysantos.com.br - procurando emprego na pandemia

As aulas gratuitas de atividades físicas podem ajudar nesse momento. Assim como os e-books que seguem gratuitos para download na Amazon.

Aliás, a segunda dica do profissional vai de encontro com isso: se possível, aprenda algo novo.

Isso vale tanto para a oportunidade de fazer um curso de graça, ler um livro ou simplesmente estar mais conectado. Afinal de contas, se antes o processo seletivo era feito pessoalmente, agora há uma grande chance de acontecer remotamente.

“Veja se a conexão, microfone e iluminação estão ok e treine. Quanto mais o candidato treinar e souber falar sobre si mesmo, melhor ele irá se sair”, explica.

Ainda sobre a internet, Sartori alerta sobre a necessidade de ter cuidado com o que posta nas redes sociais. ao mesmo tempo que indica o uso do LinkedIn. Ali, é possível ampliar a rede de contatos e, por consequência, encontrar possíveis vagas e pessoas que possam te ajudar nesse objetivo.

Onde estão as vagas

Com o comércio fechado, atualmente boa parte das vagas de emprego disponíveis estão em empresas do setor da saúde e também de logística.

Vale a pena pesquisar por oportunidades em hospitais – que não buscam apenas médicos, mas também profissionais para recepção, limpeza e outros setores e em farmácias, por exemplo.

Currículo de qualidade

Para além das dicas compartilhadas por Sartori, todos concordamos que ter um currículo atrativo é essencial nesse momento. Se o seu estiver desatualizado, aproveite o tempo para dar uma repaginada antes do envio. Aqui no Juicy Santos, nós temos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.

Clique e confira como fazer o seu currículo 🙂

Também aqui no site sempre rolam matérias indicando cursos e treinamentos para fazer online – a maioria deles gratuitos. O que não dá é pra ficar parado!