Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Empregos em Santos: dicas que vão te ajudar a conseguir um

Você está em busca de oportunidades e empregos em Santos?

Se a sua resposta foi sim, você está com sorte. Pois o Juicy Santos vai te ajudar a entender como é o mercado de trabalho em Santos, quais são os equipamentos que podem te ajudar a conseguir um trabalho e os melhores lugares para entregar o seu currículo.

Se você não tiver muitos campos preenchidos no seu CV, não tem problema. Nós também temos dicas de onde conseguir se profissionalizar sem gastar muito, como se comportar na entrevista e até de como deixar o seu currículo incrível.

www.juicysantos.com.br - empregos em santos

Em outras palavras: essa matéria é uma mão na roda para quem busca empregos em Santos. Leia atentamente e em caso de dúvidas, pode nos chamar lá no Facebook, ok?

Como é o mercado de trabalho em Santos

Antes de mais nada, vamos entender como está o cenário em Santos nos dias de hoje. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Santos, atualmente existem 37.303 empresas em Santos. Delas, 2.832 foram abertas nos últimos seis meses. Ou seja, tem oportunidade de trabalho na cidade, sim!

Ainda segundo divulgado pela administração municipal, boa parte destas oportunidades são para as seguintes áreas:

  • Beleza (cabeleireiros, manicure e pedicure)
  • Administração
  • Promoção de vendas

Também existe uma grande quantidade de vagas no setor alimentício. Isso porque, nos últimos dois anos, foram abertos mais de 120 restaurantes em Santos e cerca de 132 lanchonetes.

Mas, se você não atua em nenhum desses segmentos, não precisa entrar em pânico. Também existem vagas em outros setores e nós vamos te ajudar a encontrá-las. Pegue papel e caneta para anotar tudo e atualize seu currículo, pois existem bons empregos em Santos e o Juicy Santos tem boas dicas a seguir.

Oportunidades de empregos em Santos

Onde entregar currículo em Santos

Não tem jeito, para conseguir uma vaga é preciso entregar currículo. Em Santos, isso não é diferente.

Antes de sair de casa, faça seu cadastro em sites como o VAGAS.COM e similares. Algumas empresas de grande porte fazem o processo seletivo através deles e, por isso, é importante ter os dados sempre atualizados. Isso feito, é hora de ir para a rua com uma basta cheia de currículos. Você deve ir em locais como, por exemplo, os setores de administração dos shoppings da cidade e agências de recursos humanos que ficam na cidade.

Além disso, existem equipamentos na cidade que podem te ajudar:

1. Centro público de Trabalho e Emprego de Santos

Quem está à procura de trabalho em Santos também deve verificar as vagas disponíveis no Centro Público de Trabalho e Emprego de Santos (Rua Amador Bueno, 249). O equipamento funciona desde 2008 e é um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego. Funciona assim: quem está em busca de um emprego se cadastra por lá e as empresa em busca de colaboradores anunciam suas vagas. Também podem usar esse banco de currículos para encontrar talentos.

Estima-se que são 1.500 vagas preenchidas por ano!

De acordo com o divulgado, o tempo médio para conseguir uma vaga é de até seis meses. Mas isso depende das especificidades das oportunidades abertas e do perfil dos candidatos.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 17 horas. Para se cadastrar é necessário ter em mãos o RG, CPF, PIS ou cartão cidadão e carteira de trabalho. Para maiores informações basta ligar para (13) 3223-9945.

2. Caravana das Oportunidades

Também é legal ficar atento à programação da Caravana das Oportunidades.

juicysantos.com.br - Empregos em Santos

Essa ação, promovida pela Prefeitura de Santos, leva ofertas de emprego até as comunidades. A ideia é encontrar pessoas em busca de emprego e, em seguida, vagas que estão de acordo com o perfil dos interessados. Durante o atendimento, a entrevista com os empregadores é agendada através do Centro Público de Emprego de Santos.

Segundo os organizadores, até o momento foram agendados 758 atendimentos ao público, que proporcionaram 259 encaminhamentos para entrevistas e 234 vagas.

A programação da caravana é divulgada pela prefeitura com antecedência, é só ficar de olho para saber quando ela passa pelo seu bairro ou por perto!

3. Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social

Em resumo, o CAMPS Santos é uma instituição sem fins lucrativos que existe há 50 anos.

Esse é o local certo para adolescentes que buscam o primeiro emprego, como Jovem Aprendiz em Santos. O trabalho desenvolvido no Camps busca promover a educação, crescimento pessoal e também o acesso ao mundo do trabalho para jovens adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal.

Para isso, são oferecidos cursos de formação habilitados pelo Ministério do Trabalho e, em seguida, oportunidades de emprego de meio período.

A instituição (que fica na Av. Washington Luiz, sem número, Vila Matias) também conta com o projeto Construindo Sonhos, por meio do qual promove oficinas de teatro, esportes e música, aos sábados, em sua sede.

4. Grupos no Facebook

Além disso tudo, também dá para encontrar oportunidades de empregos em Santos no Facebook.

Em uma das atualizações recentes da rede social, passou a ser possível que páginas de empresas divulguem suas vagas. Então, basta pesquisar por “empregos em Santos” para encontrar as vagas que empresas locais postaram através desse mecanismo.

Também existem páginas e grupos onde as pessoas postam anúncios que encontram em vitrines, notícias de vagas e até divulgação das empresas. É bem simples encontrar as páginas que produzem esses conteúdos. Eles estarão na mesma pesquisa na qual você vai achar as vagas das empresas, é só descer um pouco a tela e curtir e participar de tudo.

Empregos no Porto de Santos

Além de todas essas possibilidades, Santos tem um universo paralelo no qual existem muitas oportunidades de trabalho: o porto. As oportunidades vão desde funções para educação básica até aquelas que pedem graduação e pós. Em outras palavras, tem emprego para todo mundo.

Assim como em qualquer empresa do governo, é necessário passar em um concurso para trabalhar no Porto de Santos. Mas, isso não quer dizer que essa é a única maneira possível de conseguir um emprego por lá. Afinal, também existem oportunidades nas diversas empresas atuam nos quase 8 milhões de metros quadrados do maior porto da América Latina. 

Atualmente, há diversos operadores portuários em atuação no Porto de Santos, tais como Asia Shipping e o Brasil Terminal Portuário (BTP), por exemplo. Além de diversas empresas que atuam em outros segmentos ou então terceirizadas.

Para conferir onde buscar empregos no porto de Santos, clique aqui. O Juicy tem uma lista completa e detalhada sobre as oportunidades nesse endereço da cidade 🙂

Formação profissional acessível em Santos

Agora que você já sabe onde ir para arrumar um trabalho em Santos, vamos à segunda etapa: fazer um bom currículo. Antes de mais nada, para ter um currículo legal, é necessário ter o que colocar nele. O conteúdo importa.

E você pode relaxar, pois existem cursos de formação profissional acessíveis em Santos. Nossas indicações são as Vilas Criativas e os cursos do SinHoRes.

Se você não os conhece, vamos a um breve resumo de ambas as opções:

1. Formação profissional nas Vilas Criativas

Se você está em busca do seu primeiro emprego, busca uma recolocação profissional ou não tem muitas qualificações, as Vilas Criativas foram feitas para você. Desde 2015, Santos investe na economia criativa como fator de desenvolvimento social, econômico e urbano por meio das Vilas Criativas.

Estes equipamentos ficam em bairros de maior vulnerabilidade social e oferecem qualificação profissional gratuita. Qualquer cidadão de Santos pode participar. São sete endereços na cidade, basta encontrar o mais próximo e ver se tem interesse em alguma das atividades oferecidas:

Vila Criativa Mercado
Artesanato, gastronomia, marcenaria e estética

Vila Criativa Vila Nova
Cursos de qualificação profissional como o de auxiliar de escritório. Cozinha industrial com aulas de panificação e confeitaria

Vila Criativa Zona Noroeste
Assistente de cabelereiro, moda, padaria artesanal, construção civil e artesanato

Vila Criativa Vila Progresso
Aula de informática e cursos de qualificação profissional como confeitaria e panificação

Vila Criativa Morro Nova Cintra
Escola de Moda (corte e costura)

Vila Criativa Caruara
Artesanato e Escola de Moda (corte e costura)

Vila Criativa Morro da Penha
Aulas de culinária, tranças afro e padaria artesanal

Ecofábrica
Produção de móveis e peças de design com matéria-prima sustentável

De acordo com a prefeitura, mais de 9 mil pessoas já foram qualificadas desde o início das atividades. Atualmente, calcula-se mais de 5 mil atendimentos prestados.  Para você entrar na lista, confira as vagas disponíveis e se inscreva gratuitamente 🙂

2. Cursos do SinHoRes

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SinHoRes) tem uma programação de cursos de capacitação de gastronomia e hotelaria durante todo ano. Já que restaurantes e lanchonetes estão abrindo a todo momento na cidade, fazer algum desses cursos pode te ajudar a conseguir uma das vagas disponíveis no setor.

São oferecidos conhecimentos em áreas como higiene e manipulação de alimentos, bartender e recepcionista em hotelaria, por exemplo.

As vagas são abertas no decorrer do ano, ou seja, é necessário ficar de olho no que está disponível no momento. Diferente das Vilas Criativas, os cursos não são gratuitos. Mas, os valores são acessíveis – na última turma, por exemplo, os valores iam de R$ 130 a R$ 300.

4. Oficina Cultural de Idiomas

Alguns empregos em Santos podem solicitar que você tenha conhecimento de uma segunda língua. Neste caso, você pode se inscrever na Oficina de Idiomas. O projeto oferece aulas gratuitas de inglês, mas aqui vão dois avisos:

  • As vagas são mega disputadas
  • É preciso ficar de olho para saber quando acontece a próxima edição

Em resumo, as aulas acontecem com professores estrangeiros que estão por aqui para fazer intercâmbio com a AIESEC. A atividade é aberta ao público que quer enriquecer o currículo e acontece na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Vila Mathias).

Última etapa na busca por empregos em Santos

Agora que você já tem conteúdo para o currículo e sabe para onde enviá-lo, é importante se atentar a dois detalhes: como escrever os e-mails e como se comportar nas entrevistas de trabalho.

Aliás, voltando um pouco: se você ainda não fez o currículo e não sabe exatamente como montá-lo use um dos modelos disponíveis no Word (basta clicar em ‘novo’ e na sugestão ‘negócios’). Se quiser algo mais descolado e diferente, os padrões do Canva são uma boa opção – e eles podem ser personalizados para você não correr o risco de encontrar outro igual.

Como escrever bons e-mails

Voltando aos e-mails e entrevistas, lembre-se: essa é a última etapa entre você e os empregos em Santos. Se você entregou currículo, pode ser o contato aconteça por e-mail, ou seja, fique atento às notificações e saiba como responder.

A Marisol de Andrade, jornalista e professora de língua portuguesa, já deu dicas para quem quer escrever e-mails incríveis. Em resumo, o segredo está em ser claro e objetivo, formatar de maneira adequada e, é claro, responder com agilidade.

“Minha primeira dica sempre é: vá direto ao assunto. Muitas pessoas pensam que isso pode parecer ‘seco’, mas a verdade é que dá preguiça de ler um e-mail que comece com frases como, por exemplo, ‘venho por meio deste’.

Também é importante evitar textos longos. Se o e-mail facilita a vida, não há por que redigir um e-mail que equivalem a três páginas. Afinal, você quer que a pessoa leia até o final”.

O segredo para um entrevista de trabalho incrível

Já a Ludmilla Rossi, co-fundadora da Mkt Virtual e aqui do Juicy Santos, já deu dicas sobre como ir bem em entrevistas de trabalho. Já que você busca por empregos em Santos, vai passar por essa etapa e é bom se sair bem, né?

Segundo ela, os recrutadores cada vez mais esperam profissionais que tenham um modelo mental e um comportamento proativo, começando pela entrevista. Em outras palavras: nada de só responder o que te perguntarem e ficar em silêncio no restante do tempo.

“No primeiro momento, pode parecer estranho inverter o jogo e fazer perguntas para quem está te entrevistando. Mas, isso pode causar uma excelente impressão sobre como você pensa. Lembre-se que é importante esperar o momento certo para fazer essas perguntas e que quase sempre é o próprio recrutador que oferece essa abertura”.

Lembre-se de não fazer perguntas óbvias ou artificiais. Ludmilla deu algumas sugestões de perguntas que ela gosta de ouvir quando está fazendo entrevista para novos colaboradores lá na Mkt e aqui no Juicy. Já que são duas empresas em Santos, vale a pena conferir.

Nossa última dica: faça networking

Participe de eventos gratuitos – formativos ou não. Converse com as pessoas que encontrar. O boca a boca ainda é uma ótima maneira de encontrar um emprego em Santos.