5 rotas gastronômicas em São Paulo
Prepare a mochila e o estômago, porque hoje vamos falar de turismo gastronômico. Mais especificamente, das rotas gastronômicas em São Paulo.
O turismo de gastronomia é uma tendência que está bombando pelo mundo todo.
Sabe o que isso quer dizer? É quando a gente viaja motivado pela comida deliciosa de um lugar específico. Sabe aqueles pratos famosos na Itália, por exemplo, que deixam a gente com água na boca? Ou quando você vai a Nova Iorque buscando um cronut porque viu um influenciador falando disso? Pois é, muita gente viaja para se deliciar com essas iguarias e ainda aproveitar para conhecer a cultura e os pontos turísticos locais.
Aqui no Brasil, nossa riqueza culintária fica evidente por todo o território. Mas você não precisa ir tão longe até a Bahia ou Minas Gerais para provar o melhor da gastronomia brasileira.
O Ministério do Turismo lançou, em 2022, o Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A intenção é incentivar os destinos a desenvolverem o turismo regional. E a gente sabe que a nossa região da Baixada Santista tem um potencial enorme nesse sentido, né?
Mas a ideia desta matéria é te levar a conhecer lugares e sabores novos no Estado de São Paulo sem precisar viajar para tão longe.
Bora?
Comer bem e descobrir São Paulo
Falando em sabores e experiências gastronômicas, São Paulo tem muito a mostrar.
Existem várias rotas gastronômicas espalhadas pelo interior. E o mais bacana: elas estão ligadas à geografia, cultura e tradição dos moradores locais. Ou seja, você come bem e também se aprofunda um pouco mais nessas localidades tão importantes.
Vem com a gente nessa indicação de 5 rotas gastronômicas em São Paulo
1. Rota dos Bandeirantes
Essa rota é um verdadeiro mergulho na história. Passando por cidades como São Roque, Itu e Sorocaba, você vai se deparar com pratos típicos da culinária bandeirante. Entre elas, estão carne de porco, feijão tropeiro e paçoca de carne.
2. Rota dos Vinhos
Se você é fã de bons vinhos e espumantes, vai amar a rota localizada na região de São Roque.
Essa área é famosa por suas vinícolas incríveis. Além de vinhos de qualidade, o local produz queijos, doces e pães caseiros.
3. Rota das Frutas
Prepare-se para se encantar com a beleza e o sabor dessa região, que fica próxima a Campinas.
A Rota das Frutas é conhecida pela produção de frutas fresquinhas e suculentas, como uvas, morangos, figos e caquis. Além disso, há uma variedade de opções gastronômicas, com restaurantes e cafés que utilizam ingredientes locais em seus pratos e sobremesas.
4. Rota do Café
Cidades históricas, como Amparo, Jaguariúna e Holambra, vão agradar em cheio aos coffee lovers. Cafeterias e restaurantes servem pratos típicos da culinária caipira, acompanhados por cafés especiais produzidos nessa região.
5. Rota dos Peixes
O melhor da culinária caiçara está no Vale do Ribeira, local famoso por seus pratos feitos com peixes de água doce, como traíra, pacu e dourado. Além disso, você vai encontrar opções de restaurantes e lanchonetes que servem outros pratos típicos, como moqueca de peixe e camarão na moranga. Vale lembrar que outras iguarias famosas do Vale do Ribeira são banana da terra e palmito pupunha.
No site Rotas Gastronômicas de SP, você pode conhecer mais lugares incríveis para visitar – e se deliciar. Tem, inclusive, um mapa para explorar de acordo com a proximidade. Que tal planejar a sua próxima viagem com isso em mente?