Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Natália: mãe, professora, pós-graduada e deficiente auditiva

Aos 32 anos, Natália Cristina Oliveira dos Santos está radiante esperando a chegada de Alice, que deve dar o ar da graça no final de abril.

Moradora de Praia Grande, a professora de Língua Portuguesa já superou muitos desafios na vida, mas sabe que agora vai encarar o maior deles: ser mãe.

Se ela não contasse, eu nem perceberia o aparelho auditivo que ela usa nos dois ouvidos.

www.juicysantos.com.br - mãe e deficiente auditiva

Por volta dos 5 anos, a mãe de Natália identificou que a filha estava com algum problema para escutar – como acontece com muita gente, de todas as idades, um dos primeiros sinais foi o volume altíssimo da televisão.

O diagnóstico médico que comprovou a deficiência auditiva cravou: ela teve uma inflamação no tímpano direito após contrair catapora e caxumba, o que levou à perda gradativa desse sentido.

Usou o primeiro aparelho aos 8 anos de idade, com acompanhamento de fonoaudióloga e psicóloga para melhorar sua fala e dicção – mas confessa que a aceitação não foi imediata. Também sofreu bullying por não ouvir, usar óculos e ser sempre a mais alta da turma.

“Hoje falo para meus alunos que estão nessa situação que mais vergonhoso do que usar aparelho é não ouvir. Mas eu mesma sentia vergonha e comecei a me apoiar na leitura labial”, conta Natália.

Natália decidiu que isso não ia abalar sua confiança. Aos 16 anos, arrumou o primeiro emprego, em uma loja de sapatos. Lá, arrancava elogios da chefia pela simpatia e por uma qualidade que falta no atendimento por aí: estava sempre disposta a ouvir as clientes.

Fez faculdade de Letras e pós-graduação em Psicopedagogia e, em 2007, começou a dar aulas na rede pública de ensino em São Vicente. Contou aos alunos que era deficiente em uma carta emocionante escrita em terceira pessoa.

www.juicysantos.com.br - aparelhos auditivos em santos

“Escolhi ser professora porque tive exemplos bons e ruins na educação, professores que falaram pra mim ‘você é capaz!’ e me incentivaram a superar meus limites numa época em que não existia inclusão”.

Natália tem 40% de audição no ouvido esquerdo e não escuta nada no ouvido direito. Por isso, quando engravidou, ficou insegura quanto a não escutar os choros do bebê. O marido e ela decidiram procurar um aparelho mais moderno, que proporcionasse a melhor experiência pra ela no dia a dia, tanto na vida pessoal como profissional.

Além disso, os modelos anteriores causavam dores de cabeça intensas em Natália, que vivia dias de irritabilidade e desconforto.

www.juicysantos.com.br - aparelho auditivo phonak em santos sp

Na Excellence Saúde Auditiva, clínica de referência em aparelhos auditivos em Santos, encontraram o que estavam buscando, com um atendimento personalizado que considerou todas as necessidades dela.

A indicação da fonoaudióloga Aline Faure Cabreira foi o aparelho de modelo BiCROS, modelo utilizado em pessoas que têm perda total da audição em uma das orelhas e algum grau de perda auditiva na outra.

O BiCROS consiste em um sistema composto por um microfone posicionado na orelha com perda total que transmite o som para a orelha melhor, favorecendo o entendimento de fala em ambientes ruidosos e melhorando a localização dos sons. 

Além disso, Natália conta que seu equilíbrio também melhorou, sintoma bastante relatado entre os deficientes auditivos.

O teste durou duas semanas e a diferença foi significativa em todos os aspectos.

“Já fiquei por algum tempo sem aparelho, mas acabei me afastando dos meus amigos. Só que eu não sou assim, a comunicação faz parte de mim. Sem o aparelho, me sinto desligada da tomada”, diz Natália.

Agora, ela fica o dia todo com o aparelho da Phonak – tira apenas para tomar banho e dormir.

As funcionalidades que uma tecnologia como essa oferece são incríveis para quem é deficiente auditiva. Conectado via Bluetooth, o acessório ComPilot, por exemplo, faz com que ela atenda o celular com o simples toque de um botão. Só pra explicar melhor: para pessoas que não ouvem, falar ao telefone representa um grande problema e muitos evitam essa forma de se comunicar. A família está até procurando uma babá eletrônica com Bluetooth que fique ligada diretamente ao aparelho da Natália.

“Não vejo a deficiência auditiva como um castigo, mas como uma graça, que me abriu outras portas na vida”, finaliza a jovem, que é fã de música gospel e pagode e agora pode ouvir suas canções favoritas com muito mais clareza.

www.juicysantos.com.br - aparelho auditivo em santos sp

Como saber se estou perdendo a audição?

A perda auditiva afeta 360 milhões de pessoas como a Natália em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Após os 65 anos, o número é ainda maior – 1 em cada 3 idosos não ouve bem e muitos demoram entre 7 e 15 anos para reconhecer o problema e procurar ajuda.

Esses são alguns sinais de surdez aos quais você deve prestar atenção:

  • falta de atenção
  • dificuldade para entender as pessoas em ligações telefônicas
  • dificuldade para entender as pessoas em ambientes com muito barulho
  • dificuldade nos estudos
  • agressividade e impaciência
  • isolamento social
  • depressão

Os aparelhos não colaboram somente com a recuperação da audição, mas também podem ajudar a controlar e diminuir a percepção do zumbido no ouvido, sinal que acomete a maioria das pessoas que possuem perda auditiva.

www.juicysantos.com.br - nanoaparelho auditivo discreto

Excellence Saúde Auditiva em Santos

Desde junho de 2017, a clínica ajudou Natália e muitos outros pacientes a recuperar e conquistar a autonomia em relação à audição ao oferecer avaliação auditiva em Santos e as principais inovações e tecnologias em acessibilidade com a marca premium Phonak, que trabalha com os melhores aparelhos auditivos do mercado, como o aparelho auditivo recarregável (não precisa de baterias) e o nano, um aparelho auditivo super discreto.

www.juicysantos.com.br - aparelho auditivo em santos

Se você está procurando aparelho auditivo em Santos e região, a Excellence fica na Av. Washington Luiz, 316, conjunto 78, Gonzaga. Tel:  (13) 3877-4075; Whatsapp: (13) 99793-2705.

Curta Excellence Saúde Auditiva no Facebook
Siga Excellence Saúde Auditiva no Instagram
Assista Excellence Saúde Auditiva no YouTube

publi-aviso