Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Alimentos turbinados para curtir o Carnaval HOJE

A Carnbanda já começou.

E os blocos de rua já têm data para a folia.

Isso só pode significar uma coisa: em Santos, o Carnaval começou e só acaba no final do mês.

Para curtir tantos dias de festa e conciliar a brincadeira com as responsabilidades que não param por que somos ansiosos para esperar pelo dia 28, tem que ter MUITA energia. A forma mais simples de conseguir esse resultado é através de uma alimentação saudável.

Sim, dá para ser feliz sem enfiar os pés na jaca, com alguns alimentos turbinados para curtir o Carnaval.

alimentação carnavalImagem: Reprodução/Muito Chique

Segundo a nutricionista e professora de gastronomia (Unimonte) Luciana Marchetti, o ideal é ingerir carboidratos, que fornecem energia ao organismo. Mas é preciso tomar cuidado com os molhos, que podem te deixar sonolento – tudo o que não queremos nessa época do ano.

“A gordura deixa a digestão mais lenta, o que pode dar cansaço e sono. Por isso, tome cuidado com as massas, elas são ótimas desde que não acompanhem molhos gordurosos”, explica.

Outros carboidratos super indicados são as frutas, como banana, melancia e melão  – as duas últimas são ainda mais importantes, uma vez que possuem muita água e ajudam a manter a hidratação em ordem.

No Carnaval, não se esqueça de…

Hidratar-se sempre

Segundo a especialista, é necessário ingerir muito líquido. Vale água, água de coco e suco de frutas natural. Passe longe dos industrializados, eles têm muito açúcar.

Alimente se bem inclusive na praia

Sim, você pode ir se refrescar e manter a alimentação saudável e comer pratos típicos das areias santistas. Para isso, opte por milho sem manteiga, picolé de frutas e até o suco de abacaxi e o mate do carrinho – desde que sejam consumidos com moderação, porque contêm muito açúcar.

Álcool e água

Se beber, tome água também para hidratar, porque o álcool desidrata. Não beba de barriga vazia e não abuse, isso pode levar à hipoglicemia – baixo nível de glicose no sangue -, o que  causa vômito, tontura, palidez, suor frio, entre outros sintomas.

Dito isso, bora pra folia!!!