Clique aqui e confira também nosso tema da semana

2ª edição da Bienal Internacional Grafitti Fine Art

A arte “pôlemica” que torna as ruas mais coloridas e divertidas, agora é atração do Mube (Museu Brasileiro de Escultura) em São Paulo.

50 artistas expõem obras que costumamos ver somente a céu aberto, seja quando estamos indo a pé para algum lugar ou de dentro das janelas dos carros. Agora as obras podem ser vistas, caso você prefira, num museu com ar condicionado!

Sugestões para você

Nas ruas, o trabalho do grafiteiro geralmente é feito à noite e aos finais de semana, quando a cidade diminui seu fluxo de pessoas, carros, barulho e a arte flui.

Agora com suas obras expostas dentro de um museu, fica a pergunta: Será que eles estão mais comportados?

“O leão na floresta é selvagem, e no zoológico ele não deixa de ser um leão”, diz Binho Ribeiro, curador da bienal, respondendo a essa pergunta. Ufa! Ainda bem…


O americano Daze, que começou grafitando os trens de Nova York escondido da polícia, diz que jamais imaginou esse tipo de reconhecimento.

Conferi de perto a exposição e registrei para a posteridade. Afinal, dá dó pensar que as obras serão destruídas ao final do evento.

Quem ganhou maior destaque, mesmo antes de o evento abrir, foi o Crânio, grafiteiro do Tucuruvi – zona norte de São Paulo, por ter pintado o cenário do “Big Brother Brasil 13.  A marca registrada desse paulistano de 30 anos é a figura de um índio, que já foi pintado em vários muros das ruas da capital.


“Coloco meu personagem só em locais em que ele possa interagir com a cena”, explica Crânio, que desenhou seu índio, por exemplo, deslizando sobre o corrimão da pista de skate do lado da Câmara Municipal.

E ai, gostou? Confere a exposição. Confira também o que já falamos sobre street art aqui da Baixada Santista.

Serviço

MUBE (Museu Brasileiro de Escultura)

Av. Europa 218 – Jardim Europa – São Paulo

Aberto de 3a a domingo, de 10 às 19 horas

Tel.: (11) 2594-2601