Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Um zoológico de insetos que você pode visitar sem sair de casa

  • 1
    Share

Sabia que o único zoológico de insetos do Brasil fica em São Paulo?

A instalação está localizada no interior do Museu do Instituto Biológico (IB-APTA). Mas, por conta da pandemia, ainda está de portas fechadas. Mesmo assim, o rolê continua sendo uma ótima opção para fazer num fim de tarde em família.

Pois tem visita virtual ao Zoológico de Insetos

A mostra permanente Planeta Inseto, também conhecida como o zoológico de insetos, está disponível online. A versão virtual do zoo de insetos é uma réplica da estrutura física. Então, o visitante tem acesso a informações sobre:

  • Formigas;
  • Abelhas;
  • Bicho-da-seda;
  • Bicho-pau;
  • Baratas;
  • Besouros.

juicysantos.com.br - zoológico de insetosImagem: Reprodução

Além disso, ainda é possível conhecer insetos de importância médica, saber o que é controle biológico e ver como funciona um laboratório entomológico.

A criançada ama fazer a atividade, que, aliás, funciona de forma gratuita. Clique aqui para conferir.

“É possível ainda aprender as características que diferenciam um inseto de outros animais, como o corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdômen), um par de antenas e três pares de pernas. Essa é uma das dúvidas mais comuns dos visitantes da exposição física”, conta Mário Kokubu, educador do Planeta Inseto e responsável pela pesquisa de conteúdo da exposição virtual.

O aprendizado no ambiente online se divide em vídeos, fotos e outros conteúdos que reproduzem toda a ambientação das salas físicas do museu.

Tudo sobre o zoológico de insetos

Não conhecia a atração? Calma, a gente te conta os detalhes.

O Planeta Inseto é o único zoológico de insetos do Brasil. De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana.

Aqui em Santos, há a visita online ao Museu do Café

Por ano, cerca de 33 mil pessoas visitam o equipamento.

Entre outras coisas, o público conhece diferentes espécies de abelhas sem ferrão e baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se assemelha a gravetos.