Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Dicas de alimentação saudável na escola

Alimentos saudáveis não costumam estar entre os favoritos das crianças. Salgadinhos, bolachas recheadas, bolos de chocolate e refrigerantes parecem bem mais atrativos.

Mesmo que os pais sejam atentos a isso, é difícil manter a disciplina quando a refeição não é feita em casa e sim na escola. A questão é: como garantir que os lances serão uma extensão da educação alimentar que é feita em casa?

Algumas escolas estão se atentando a isso, caso do Novo Tempo.

Além de contar com uma nutricionista, que orienta na produção do cardápio, o colégio aderiu o projeto segunda-feira sem carne. Uma forma de convidar as crianças a descobrir novos sabores .

alimentacao_escolar_2

Imagem: nutrimento.pt

Mas, existem outras saídas, para os pequenos que levam lancheira. Segundo à Chefe de Papinha, é importante ter consciência de que o lanche da escola não é um momento de lazer em que qualquer besteira está liberada, afinal ele acontece 5x por semana.

“Se você enche a lancheira guloseimas açucaradas, esse aluno ficará muito agitado na aula seguinte e isso compromete a concentração nas atividades”, explica.

Por isso alguns alimentos devem ser evitados, tais como:

– Achocolatado
– Suco de caixinha tipo néctar ou com adição de açúcar e conservantes
– Refrigerante
– Frituras
– Bolacha recheada
– Biscoito do tipo simples, mas com alto teor de sódio e açúcar
– Cereais matinais infantis
– Salgadinho de pacote
– Bolinho pronto
– Queijinho do tipo Petit Suisse (os “inhos”)
– Iogurte pronto com sabor
– Barrinha de cereal do tipo biscoito recheado
– Barrinha de cereal com muitos tipos de açúcar
– Pãozinho tipo bisnaga vendido para o público infantil
– Embutidos como presunto, peito de peru, salame, mortadela, salsicha
– Guloseimas como pirulito, bala, jujuba

Uma opção é preparar os alimentos em casa. Olha essa receita, que fácil:

Polpa de fruta caseira

Gaste um dia da semana para bater a fruta de preferência da criança com pouca água. Pode ser manga, morango, melão, abacaxi… Para crianças maiores de 2 anos pode acrescentar um pouco  de açúcar demerara ou bater com ameixa seca ou uva passa, que vão adoçar a polpa. Bata a fruta até que a consistência fique bem pastosa, e não líquida. Coloque essa polpa caseira em formas de gelo ou de picolé e congele. Na hora de enviar a garrafinha de suco na lancheira, coloque água e um ou dois cubinhos de gelo. Na hora de beber, a criança (ou a professora da escola) só precisa sacudir a garrafinha e o suco estará pronto e bem geladinho.

Você pode conferir outras dicas de alimentação saudável na escola na página da Chefe de Papinha.