Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Aquário de Santos reabre amanhã (5/10) com novidades

Em reforma desde março (e fechado desde julho), um dos pontos turísticos mais visitados de Santos reabre amanhã com nova infraestrutura interna, cenografia nos tanques, iluminação econômica e novas placas bilingues.

Quer saber o que mudou no Aquário de Santos?

Aquário de Santos reabre amanhã (5/10) com novidades

Os 31 tanques ganharam nova cenografia, que dá mais realismo ao ambiente, já que eles ficaram mais parecidos com o habitat natural de cada espécie marítima.

Segundo o secretário de Turismo, Marcelo Fachada, a ideia era deixar o complexo mais interativo, com comunicação visual interessante para adultos e crianças.

Além disso, agora, os visitantes poderão ouvir os diferentes sons emitidos pelo leão-marinho Abaré-Inti em resposta a diversos estímulos, graças à instalação de equipamento próprio.

A nova fase do Aquário dará continuidade a cursos, palestras, eventos e aulas no auditório reformulado da UEA (Unidade de Educação Ambiental).

A reforma não foi fácil: alguns problemas técnicos, impossíveis de serem previstos antecipadamente, foram identificados ao longo da obra. Outra questão delicada era o processo de transferência dos animais marinhos, para evitar estresse e problemas de saúde durante a reforma.

Curiosidade: o leão-marinho Abaré-Inti, de 300kg, estava meio temperamental. Em processo de adaptação no tanque, o bichinho simplesmente se recusava a entrar na área de cambiamento, liberando o espaço para a realização de pequenas intervenções e serviços de limpeza – a primeira desde que ele chegou ao Aquário, em 9 de dezembro.

O animal precisou ser treinado e só recentemente dirigiu-se ao isolamento, que ofereceu todas as condições necessárias para sua permanência enquanto perduraram as obras. “Ele comeu normalmente durante todos esse período”, garantiu o biólogo Paulo de Tarso Ferraz Meira.

O ingresso para o Aquário de Santos custa R$ 5 (ou R$ 8 para o combo que dá acesso também ao Orquidário).

Horário de funcionamento: fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h45 (na temporadas de verão, funciona diariamente, das 9h às 18h45); sábados, domingos, pontos facultativos e feriados, das 9h às 19h45.