Encontro de Coletivos Fotográficos: repensar a cidade de Santos
Costumam dizer por aí que, uma das melhores formas de obter uma análise diferente de algo é conseguir a opinião de quem está de fora. Na realidade, o E.CO - Encontro de Coletivos Fotográficos IberoAmericanos não chega em Santos por esta razão, mas, por tabela, vai ajudar demais nesta missão. Explicamos.
O E.CO é um evento que busca estimular o trabalho coletivo através da fotografia, expandindo-se para os trabalhos de outros gêneros dentro das artes visuais.
Com a presença de mais de 80 artistas iberoamericanos, eles vão estar juntos para repensar a cidade de Santos visualmente e participar de uma intensa programação de debates, intervenções e apresentações, culminando com uma grande exposição no final.
Começando hoje, 26 de agosto, até o dia 4, já em setembro, serão várias atividades, todas gratuitas e abertas ao público. Para isso, foram mobilizados o Sesc Santos e o Parque Municipal do Emissário, lugares onde tudo vai se desenrolar.
Agora, voltando ao início do post: por que o E.CO vai ajudar a termos uma análise melhor de tudo? Porque é através de olhares dos diversos coletivos presentes é que vamos entender melhor a cidade de Santos. Por sermos daqui, muitas vezes ficamos com o pensamento de “está tudo muito bom, está tudo muito bem”.
Acabamos presos na rotina, num conformismo apático, muitas vezes conservador e antiquado, que nos impede de pensar uma cidade mais vibrante e justa. Santos é cidade do porto, do porto cosmopolita. Porto vem de portal, lugar de entradas e saídas, do intercâmbio. Está em nosso sangue.
Troca de experiências
Com uma quantidade enorme de gente vindo pra cá, fica difícil citar todo mundo. Só pra ilustrar a quantidade de trocas que poderão ser feitas, vale mencionar, por exemplo, o coletivo argentino Iconoclasistas, que, através de mapas colaborativos, nos ajuda a compreender o espaço urbano e sua relação com a sociedade.
Há também as fotografias dos contadores de história belohorizontinos Nitro Imagens, o grafitepolíticofotográfico dos mexicanos do La Piztola e a cobertura incessante da Midia Ninja.
Mas, novamente, a lista é gigante [pode ser conferida no site do E.CO com entrevistas, inclusive], e com certeza você vai se identificar com alguma das iniciativas. O importante é somar.
Desde que o site entrou no ar, muitas das atividades já estavam com suas inscrições encerradas. Contudo, não houve nota por parte da assessoria de imprensa do E.CO sobre isso. Ou seja, a recomendação que fica é: vá do mesmo jeito, meta as caras e corra atrás. É um dos eventos mais importantes na cidade em anos, e como apontado previamente, uma chance incrível para se conectar com gente de toda a América Latina, Espanha e Portugal.
Uma oportunidade de manter o legado de Santos, uma cidade portal, punjante e de ideias inovadoras, como deveria ser sempre.
*Texto de Raphael Morone, do Coletivo Action, especial para o Juicy Santos