Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Como fazer o café perfeito e + receitas de barista simples e deliciosas

  • 1
    Share

Não é segredo para ninguém: existe uma história de amor entre Santos e o café.

Afinal, foram os grãos que impulsionaram a economia da cidade. E, além disso, o cafezinho faz parte da rotina dos santistas. Prova disso é que não faltam boas cafeterias na cidade e a galera por aqui ama experimentar novos preparos da bebida. No Museu do Café, por exemplo, vira e mexe rolam oficinas e cursos.

Durante a fase mais restritiva da pandemia, não dá para ir às cafeterias e o museu está funcionando apenas online. O que não significa que você vai passar o dia Mundial do Café, ou qualquer outro, sem um café delicioso na sua casa.

A gente te ensina como fazer café

Pois sim, existe uma receita para o preparo de café.

Pode parecer que só jogar um tanto de pó no coador e depois despejar a água quente por cima, mas não é bem assim. Para um resultado perfeito, existe uma receita. Quem nos ensinou foi a galera da REVO Manufactory – que nasceu em uma portinha lá na Ponta da Praia com a ideia de ser uma torrefação de cafés orgânicos e nacionais, lembra dessa história?

Segundo os baristas nos contaram, para o café do dia a dia, você precisa de:

  • 60g café em pó
  • 600ml de água

Com os dois ingredientes em mãos, é só colocar a água no fogão e aguardar que comece a fazer bolhas. Não deixe a água ferver. O primeiro passo é escaldar o filtro de papel, ou seja, molhá-lo antes de colocar o pó.

“Esse processo é importante para  poder tirar o sabor de papel. É como se estivesse limpando o filtro. Não fazendo isso interfere no sabor do café”, explica Jean Cavalcante, barista da REVO.

juicysantos.com.br - Como fazer o café perfeito Imagem: Reprodução/Unsplash

Fez isso? Então está liberado colocar o café e o restante da água.

Café de barista em casa

Com esse café você pode tanto se deliciar durante o dia quanto se arriscar em receitas mais elaboradas. Entre elas estão, por exemplo:

1. On the Rocks

  • 200 ml de café (aquele que a gente ensinou acima);
  • 5 a 10 pedras de gelo;

Misture tudo em uma coqueteleira e bata. Com a quantidade e proporção correta você consegue um café gelado super equilibrado.

Latte gelado

  • 200 ml de café (aquele que a gente ensinou acima);
  • 100 ml de leite;
  • 5 a 10 pedras de gelo;

Neste caso o preparo é bem parecido. Primeiro você bate o café com gelo em uma coqueteleira e, em seguida, adicionar o leite.

Coanja

  • 200 ml de café (aquele que a gente ensinou acima);
  • 75 ml de suco de laranja;
  • 5 a 10 pedras de gelo;

Para essa receita você também vai precisar bater tudo na coqueteleira. O café fica super refrescante e diferente. Por aqui a gente fez e amou.

Rota do café em Santos

Além da REVO Manufactory, Santos tem outras cafeterias incríveis e que fazem parte do que a gente apelidou de Rota do Café em Santos. Por enquanto, não dá para ir visitar nenhum dos endereços, mas várias estão atendendo com delivery. Além disso, você já pode colocar todas na sua checklist de coisas para fazer quando a pandemia acabar.