Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Karyne Sugayama, uma santista no Bake Off Brasil

A Karyne é de Londrina.

Mas já tem um tempinho que escolheu Santos para viver, então nós podemos dizer: temos uma representante da cidade no talent show de confeitaria, exibido aos sábados pela VTV/SBT, às 21 horas.

O programa já exibiu 7 episódios, mas dá para ver TUDO no Youtube e ficar por dentro do que aconteceu. Se der preguiça, o Juicy Santos faz um resumo: a nossa representante ganhou o avental azul, de destaque da semana DUAS VEZES. Levou alguns puxões de orelha e, na maior parte do tempo, se manteve longe das discussões.

Foto_Artur Igrecias-EP07-AVENTAL AZUL PELA SEGUNDA VEZ-2Imagem: Divulgação/Artur Igrecias

Histórico

Ainda pequena, com menos de 10 anos de idade, a Ka – como é chamada no programa – se aventurou na cozinha pela primeira vez. Suas receitas preferidas eram sequilhos e bolo de cenoura.

Mesmo com a pouca idade, ela acreditava que cozinhar era uma maneira de expressar os sentimentos. E, por isso, na terceira série, fez um bolo para o primeiro garoto que gostou.

“Fiz um bolo de laranja, mas ele ficou bem feinho. Lembro que o pessoal da escola falou mal do bolo, mas eu fiquei orgulhosa do meu desempenho”, lembra aos risos.

As execuções começaram a ganhar forma e sabor elogiados em 1994, quando ela e a família se mudaram para o Japão, em busca de oportunidades de trabalho.

“Trabalhei em um restaurante brasileiro e conheci a pessoa que fornecia os bolos. Um ano depois, fui trabalhar com essa senhora e tive meu primeiro contato com a confeitaria. Ela me ensinava o básico e eu ia em busca de mais em livros”

Dai para a Karyne que nós conhecemos no Bake Off, foram apenas alguns acontecimentos: ela voltou para o Brasil, estudou Publicidade, se mudou para Santos, teve dois filhos e aflorou o amor por fazer bolos e testar novas receitas.

Foto_Artur Igrecias-EP07-PROVA TECNICA FRASIER CAKE-2 LUGARImagem: Divulgação/Artur Igrecias

Bake Off Brasil

Depois de dominar o forno de casa, foi a hora de viver um novo desafio e emoção. Assim nasceu a vontade de se inscrever para o Bake Off e a classificação veio logo na primeira tentativa.

Na primeira prova, a santista de coração mostrou ao público que é uma pessoa família e qual seria seu estilo durante a competição: focada e neutra (no que diz respeito a interação).

“Fui para o programa para concorrer comigo mesma, por um desafio pessoal. Minha concentração nas provas, minha dedicação e emoções são fruto disso. Não fui para fazer amigos ou inimigos, o programa em si já é bastante tenso e difícil, com intrigas e conflitos torna tudo pior”.

Também é visível a influência da profissão nas receitas, pois tudo tem conceito e motivo para ser feito. Em momento que surgiu a oportunidade de homenagear pessoas importantes, como o pai e a avó, por exemplo, ela ficou ainda mais concentrada e não escondeu a emoção.

Foto_Artur Igrecias-EP2-PROVA CRIATIVA-BOLO UNICORNIOImagem: Divulgação/Artur Igrecias

“Recebi criticas por eu chorar, mas são lágrimas motivadas por lembrar de pessoas que amo. Elas não me atrapalham. O que atrapalha é a ansiedade, o corpo e a cabeça sofrem muito durante as gravações, isso é um fator que pesa e desestabiliza”.

Ela completa dizendo que as receitas mais difíceis foram: a prova da cesta de pães e o stromboli.

Futuro

Depois do programa, tem um canal no Youtube e um blog vindo aí. Mas pode esperar por algo diferente, ela contou para o Juicy Santos que a ideia é trazer receitas ilustradas. Tudo com foco em design e confeitaria. Não é pra menos, porque a Ka é diretora de arte em um agência de publicidade.

Além disso, o foco é voltar a fazer bolos – o que ela não tem tido tempo ultimamente – dar continuidade ao projeto CakeMoi e oferecer cursos na área de cake design.

Foto_Artur Igrecias-342Imagem: Divulgação/Artur Igrecias

E, pasmem, apesar de toda a experiência com doces, a Karyne ainda não tem um lugar preferido para comer sobremesas em Santos. Nós mostramos a nossa tag Doces e Sobremesas, mas você pode deixar a sua dica aí nos comentários e ajuda-la nessa missão.