Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Conheça a Tia do Inglês

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Hello, sobrinhos!

As tatuagens, o sorriso fácil, o cabelo loiro, a atitude rock’n roll.

Sim, estamos falando dela, a professora de Inglês mais pop do Brasil.

A youtuber Tia do Inglês, na verdade, atende pelo nome de Claudia Marcela Miranda.

Conhecemos a moça há 6 anos, em encontros de blogueiras. Na época, a santista tinha um blog de maquiagem e já mostrava todo o carisma que faz dela, atualmente, uma das referências nacionais no ensino de idiomas na web, com cerca de 240 mil assinantes em seu canal (em abril de 2017).

www.juicysantos.com.br - youtuber tia do inglês

Família bilíngue

Marcela, como gosta de ser chamada, nasceu em berço anglobrasileiro. Sua mãe fundou uma das escolas mais tradicionais da cidade, a Challenge Idiomas.

O histórico na sala de aula começou aos 16 anos, mas foi em 2012 que ela resolveu criar seu próprio método de ensino, depois de fazer cursos de Programação Neurolinguística (PNL).

A professora teve a ideia de montar um curso de Inglês por imersão – um fim de semana inteiro em que os alunos falassem e ouvissem apenas essa língua e que também oferecesse ferramentas inspiradas na PNL para trabalhar os bloqueios que geralmente afetam os “eternos intermediários” do Inglês: o medo, a ansiedade e a timidez.

Com esse modelo, a equipe da Tia do Inglês (que agora conta com outras 5 pessoas) lota treinamentos em todo o Brasil. Até estrangeiros vêm de outros países da América do Sul para fazer a imersão!

E o canal de vídeos? Bom, a Marcela contou que, por ser professora de uma outra youtuber beeeeem famosa daqui de Santos, a Ju Goes, apareceu em um dos seus vídeos, pelos idos de 2015. O vídeo Não Diga I Want viralizou com mais de 600 mil views e, desde então, ganha cada vez mais sobrinhos.

“Quero transformar vidas por meio do Inglês, modernizar o ensino desse idioma e mostrar que ele pode ser engraçado e leve. Esse sempre foi o meu objetivo. Quando morei nos EUA (já como professora), achei que havia uma lacuna imensa entre o Inglês que nós ensinávamos  na sala de aula e daquele falado na rua”, explica.

E ela conseguiu sair da caixa. As aulas, publicadas três vezes por semana, parecem um show de stand up, sempre com uma pitada de cultura pop. Marcela está totalmente antenada no que rola no mundo: de notícias a seriados do Netflix, de namoros de artistas a destinos de viagens bombados.

Mas o conteúdo não fica apenas na descontração, porque tem muita coisa de gramática. É o jeito da aula e a didática da professora que ajudam na fixação das informações.

Além de tirar dúvidas dos assinantes, os vídeos mais queridos da Tia são aqueles das séries Decole com a Tia, que dá dicas do idioma para quem vai sair do Brasil, Debulhando Séries, em que comenta sobre as produções do momento e o Músicas que Enganam, que traz a tradução de letras de músicas atuais.

www.juicysantos.com.br - vídeos para aprender inglês

Além dos vídeos e do programa de imersão, Marcela dá expediente na Escola Tia do Inglês/It’s Up2U, que fica na Av. Henrique Soler, 241B, Ponta da Praia.

E aí, tia, os leitores querem saber: como aprender Inglês de uma vez por todas?

Aqui estão 2 dicas preciosas da Tia do Inglês, com exclusividade pro Juicy Santos:

1) Saia da sua zona de conforto: não adianta insistir nos mesmos métodos, professores e modelos que você já sabe que não te atendem
2) Coloque o Inglês aos poucos na sua vida: já pensou em assistir séries com legenda em Inglês? Ou baixar o Tinder na versão em Inglês e paquerar em outro idioma? Então use a tecnologia a seu favor.

Acompanhe as dicas da Tia do Inglês no Facebook