Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Segurança de Santos com drones: entenda a novidade para o verão

A temporada de verão está chegando, ou seja, Santos está prestes a ficar lotada. Como é de costume, estima-se que a população da cidade dobre nos finais de semana e, por isso, medidas de segurança já começaram a ser anunciadas. Entre as novidades deste ano está a segurança de Santos com drones!

De acordo com a prefeitura, os equipamentos servirão de auxílio para a Guarda Civil Municipal.

Segurança de Santos com drones

Essa não é a primeira vez que drones com câmeras de alta definição serão usados nas operações da GCM. Mas, a diferença é que agora os equipamentos foram adquiridos pela GCM e não mais alugados. Em outras palavras, a vigilância será feita de forma rotineira e continuada e não apenas durante o verão.

juicysantos.com.br - Segurança de Santos com drones

Até o momento foram adquiridos apenas dois drones. Eles serão usados nas fiscalizações em áreas de risco ou de preservação ambiental. Além disso, o objetivo é que os equipamentos ajudam a ampliar a cobertura do trabalho durante grandes (como o réveillon, por exemplo) eventos ou em forças-tarefa.

Se acaso for necessário, a Polícia Militar também poderá fazer uso dos drones.

Treinamento para a segurança de Santos com drones

Além da aquisição dos equipamentos, a GMC também treinou oito guardas para uso em operações de vigilância, segurança e mapeamento aéreo em pontos estratégicos da cidade.  Entre outras coisas, o treinamento teve foco em itens como:

  • Características técnicas e funcionalidade dos drones;
  • Como administrar o voo do equipamento, desde a decolagem do solo até os movimentos e pouso em diferentes tipos de terreno e captura em movimento;
  • Como utilizar a localização via GPS;

“Vamos usar os drones também no show do Zeca Pagodinho, na Praia do Gonzaga em comemoração ao aniversário da Cidade e em eventos esportivos de grande porte. Utilizaremos mais intensamente também no monitoramento de áreas ocupadas e nos fins de semana na praia para fiscalização do cumprimento do Código de Posturas”, destaca Del Bel.

A licitação para implementar a segurança em Santos com drones foi vencida pela empresa Gaskam Comércio e Construção Civil. O investimento foi de R$ 77.959,33.