Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

José Menino: 7 curiosidades sobre um dos mais queridos bairros de Santos

Reduto de surfistas, skatistas e também de pavões, cotias e jacarés no Orquidário de Santos, o José Menino é, sem sombra de dúvidas, um dos bairros mais tradicionais e amados de Santos.

Ele fica entre os limites de São Vicente e a Avenida Pinheiro Machado, entre a Rua Alfredo Ximenes e a Avenida Presidente Wilson. Cheio de prédios, comércios, bares e restaurantes, esse território tem uma forte ligação com o mar. Além do já citado e clássico Orquidário, outro parque faz a cabeça dos santistas e turistas e fica por lá, o Quebra-Mar.

Para marcar o aniversário do José Menino – 17 de janeiro -, o Juicy Santos reuniu alguns fatos inusitados sobre essa região tão querida de Santos.

Tomie Othake Emissário de Santos

Vem ver 7 curiosidades que você não sabia sobre o José Menino

1. Lá começou o jardim da praia

Foi no José Menino que teve início o maior jardim de praia do mundo, segundo o Guiness Book. Em 1936, aconteceu a inauguração do primeiro trecho, que ficava justamente nesse pedaço da cidade.

2. Prédios icônicos

Os únicos edifícios pé na areia de Santos estão no José Menino. Trata-se de um conjunto de construções dos anos 1960 e 1970 que ficam próximas ao mar e com uma vista incrível para a Ilha de Urubuqueçaba.

Também é no José Menino que estão verdadeiros símbolos da arquitetura santista, como o Universo Palace (482 apartamentos) e Holiday (324 apartamentos).

No Universo Palace, ficava a Pink Panther, uma boate que marcou época na cidade. Infelizmente, nem tudo era diversão. Nesse mesmo local, vítimas do Caso Klein relataram abusos acontecidos entre os anos 1980 e 1990. Pra saber mais sobre essa história, vale a pena ler a investigação da Agência Pública.

3. Monteiro Lobato passou a lua de mel no José Menino

Se hoje as várias pousadas do bairro lotam de turistas que vêm passar um dia ou um fim de semana pra aproveitar a praia, no passado o José Menino teve o primeiro hotel da orla de Santos, em 1895. Localizado na Rua Santa Catarina, o Hotel Internacional tinha tamanha fama que atraiu o escritor Monteiro Lobato para visitar a cidade.

Ele esteve em Santos para a sua lua de mel com a esposa.

Quem conta essa história é Sergio Williams, criador do site Memória Santisa.

“Eles ficaram hospedados lá, mas, quando foram se banhar na praia, acabaram atacados por águas vivas e voltaram mais cedo para casa, cancelando parte das comemorações de casamento”.

4. O Orquidário e os canais de Santos são “projetos irmãos”

O espaço verde que, desde 1945, promove respiros no ambiente urbano do José Menino tem uma assinatura grifada: foi concebido pelo engenheiro Saturnino de Brito, o mesmo que pensou os canais de Santos. Ele projetou, nas proximidades da estação de tratamento de esgoto, um parque. Seria uma homenagem a Júlio Conceição que, em 1909, tinha uma chácara com maior orquidário ao ar livre do mundo na época, na Av. Conselheiro Nébias.

www.juicysantos.com.br - orquidario de santos

No local, os visitantes podem ver cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores. E, em todo o espaço, há mais de 1.500 árvores e arbustos, com exemplares de diversos países do mundo. Entre elas, tem nativas brasileiras como o pau-brasil, embaúba, ipê-roxo e pau-ferro. Entre os animais, são mais de 500 exemplares de 70 espécies diferentes.

5. A única igreja anglicana da cidade

De 1908, a Igreja Anglicana fica em frente ao Orquidário. Sua estrutura arquitetônica tem estilo gótico. Surgiu para atender os imigrantes que vinham dos Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha e funciona até hoje, sendo um ponto de referência no bairro.

6. O José Menino se chamava José Honório

Existe uma expressão dos santistas que diz “Só vou fazer tal coisa quando José Menino virar homem”.

Pois bem, José Honório Bueno nasceu em 1766. Era ourives e se destacava em trabalhos para as igrejas e famílias ricas da cidade. Com os anos, se tornou produtor agrícola e investiu em terras.

E seu apelido era, justamente, José Menino, por ser um homem grande e bem humorado. No início do século XIX, comprou uma parte de terras entre a Av. Conselheiro Nébias até a divisa com São Vicente e da orla da praia até o Jabaquara. Mais tarde, os terrenos foram vendidos até que uma parte se transformou no que hoje é o bairro que leva o nome dele.

7. Shows inesquecíveis no Caiçara

Praticamente todos os grandes nomes do rock e pop nacional dos anos 1980 e 1990 se apresentaram no Caiçara Clube, no José Menino. Legião Urbana, Camisa de Vênus, Plebe Rude e Engenheiros do Hawaii estiveram nesse palco.

O último show do Barão Vermelho com Cazuza também rolou lá, em 1985.

www.juicysantos.com.br - josé menino

Parabéns, José Menino!

Essas são apenas algumas das histórias do José Menino, um dos bairros mais legais para morar em Santos. Se você tem lembranças desse lugar, manda pra gente no Instagram do Juicy Santos!