Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Rota turística Passos dos Jesuítas

Pensa que só a Espanha tem um caminho de peregrinação famoso? O Litoral Paulista já tem seu próprio “Santiago de Compostela”.

Lançada em setembro, a rota turística Passos dos Jesuítas percorre 360 quilômetros entre Peruíbe e Ubatuba seguindo os passos dos religiosos que desbravaram o litoral de São Paulo no século XVI.

rota turística jesuítas

Por enquanto, está funcionando a etapa Peruíbe-Bertioga e Santos já tem algumas placas indicativas do roteiro. No fim de semana, passei por uma na orla da praia, na altura do bairro José Menino.

Passos dos Jesuítas – Anchieta é uma rota inspirada nos caminhos percorridos pelos jesuítas na segunda metade do século 16 e com destaque para o poeta, professor e historiador José de Anchieta.

O caminho possui uma rota alternativa, que começa em Cubatão, e passa por vários pontos históricos da Baixada Santista. Todo o roteiro é indicado por placas, como a que eu vi em Santos. Também existe uma rota natural, que passa por trilhas e praias da Mata Atlântica.

Para participar, basta inscrever-se no portal Caminha São Paulo. Você recebe um código de barras para ser trocado por um cartão inteligente em um dos postos de troca. Esses postos serão instalados, normalmente, nas secretarias municipais e postos de informação turística das cidades participantes.

O cartão servirá como identificação para os turistas receberem descontos em pousadas e restaurantes. O chip do cartão registra a passagem do usuário quando ele passa pelos pontos de registro durante a rota – o registro vai para o perfil do caminhante no site oficial. Essa página terá um espaço em que o usuário poderá escrever relatos, publicar fotos e compartilhar sua experiência com outros participantes do Caminho.

Registrada a passagem por ao menos 12 pórticos, o site gera automaticamente um certificado on-line para ser impresso no portal: o Jesuit Magna. Durante a caminhada, todos os seus amigos e familiares podem ver por onde você passou, por meio de sua página personalizada e os registros feitos pelo cartão inteligente. O portal também vai ter produtos à venda na “Loja do Caminhante”, como bonés, camisetas anti-suor (dry-fit), mochilas, cajados, medalhões e até chapéus australianos.