Paola Durante
Texto porPaola Durante

Conheça uma fazenda de búfalos no Guarujá

Pensou em Guarujá pensou em agito da temporada no verão, diversas praias, sol, mar e búfalos.

Búfalos? Isso mesmo!

O Guarujá nos reserva algumas surpresas e uma delas é a fazenda de búfalos da raça Murrah a caminho do bairro de Santa Cruz dos Navegantes.

www.juicysantos.com.br - fazenda de búfalos no guarujá

A área é de propriedade privada e o dono simplesmente tem a criação de búfalos para preservá-la, já que aguentam bem o calor e são herbívoros.

Mas não pense que terá por lá queijos e leite para venda. Quando o rebanho está muito grande é vendido um ou outro animalzinho.

Se você quiser ver os búfalos de perto, lembre-se que ele é animal selvagem, portanto, cuidado. A área é toda cercada, não se aproxime muito e tire fotos desses habitantes diferentões da cidade.

www.juicysantos.com.br - fazenda de búfalos passeio no guarujá

Vale mencionar: embora pareça curioso, a criação de búfalos está em outros municípios do nosso litoral paulista, como Bertioga e Itanhaém, ajudando no crescimento da economia desses lugares.

Como chegar à fazenda de búfalos no Guarujá

Saindo da balsa Santos/Guarujá, você vira à direita, segue em direção à praia do Guaiuba e pegue à direita, na Avenida dos Caiçaras, a estrada Santa Cruz dos Navegantes, pouco antes de chegar à Pouca Farinha.

No caminho, parece que você está em uma cidade do interior.

www.juicysantos.com.br - fazenda de búfalos no guarujá

Saiba mais sobre os Búfalos Murrah

Animais dessa raça são grandes e bem fortes, porém têm comportamento dócil. Mesmo assim, como já falamos, vale a pena ter cuidado, porque eles estão em seu habitat e, lá, nós somos os visitantes.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), essa variedade veio da Índia – por isso, também ficou conhecido por “búfalo asiático” – e foi uma das mais aceitas pelos criadores brasileiros para produção de leite e carne.

www.juicysantos.com.br - passeio em fazenda de búfalos no guarujá

O leite de búfala, embora produzido em menor quantidade líquida, tem mais proteínas e gordura, então geram maior volume de derivados.