Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Aprender a cozinhar em Santos: cursos e faculdades

Há quem diga que essa é a geração dos millennials. Mas a verdade é que estamos vivendo a geração Masterchef.

Afinal, agora todo mundo entende de gastronomia. Sabe o ponto certo da carne, para que serve cada faca e até se arrisca em apresentações mais criativas. Aliás, só de falar apresentação para o antigo pôr a mesa ou servir o prato já é um grande avanço, né? E nós estamos dizendo isso porque as pessoas descobriram o amor pela cozinha e que isso dá dinheiro e pode ser uma possibilidade de carreira. Como consequência, aumentou, nos últimos anos, o número de interessados em aprender a cozinhar em Santos.

Você é uma dessas pessoas que quer arrasar na cozinha? Então pode comemorar, pois o que não faltam são opções em Santos. Por aqui, existem desde faculdades de gastronomia e cursos mais específicos e até workshops que acontecem em datas esporádicas.

Nós listamos as opções para você aprender a cozinhar em Santos. Confira e vá arrasar 😉

Aprender a cozinhar em Santos

www.juicysantos.com.br - Aprender a cozinhar em SantosImagem: Toa Heftiba para Unsplash

Faculdades de gastronomia em Santos

1. São Judas – Campus Unimonte

A faculdade de gastronomia da São Judas – Campus Unimonte tem duração de 4 períodos (2 anos), nos quais os alunos aprendem técnicas de preparo de alimentos, panificação, confeitaria e cozinha clássica europeia. Já colocou muita gente boa no mercado na cidade e fora dela.

Onde: Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias

2. Universidade Católica de Santos

O curso também tem 4 períodos, nos quais os alunos têm contato com vários temas como, por exemplo, bebidas e coquetelaria, harmonização, planejamento de cardápios e cozinha asiática e do mundo árabe. Além disso, há a possibilidade de estagiar no Restaurante Escola Estação Bistrô.

Onde: Av. Conselheiro Nébias, 300, Vila Mathias

3. Unimes 

Também em 4 semestres, o curso ensina, entre outras coisas, a criar preparações culinárias e valorizar a ciência dos ingredientes, diferenciar e coordenar técnicas culinárias e coordenar e gerenciar pessoas de sua equipe.

Onde: Av. Conselheiro Nébias, 536, Vila Mathias

Cursos livres de culinária em Santos

4. Senac 

O Senac Santos tem pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres. A lista de possibilidades é bem grande, indo de básico em azeites até técnico em confeitaria, por exemplo. É preciso conferir no site quais são as opções com matrículas abertas em cada época do ano.

Onde: Av. Conselheiro Nébias, 309, Vila Mathias

5. IGA Santos

O IGA oferece cursos de gastronomia e confeitaria e também várias opções de cursos curtinhos. Assim como no Senac, é preciso ficar de olho para saber quando abrem inscrições para novas turmas.

Onde: Av. Ana Costa, 143, Vila Mathias

6. Proplastik

O Centro Culinário da Proplastik sempre abre cursos diferentes – dos menores (uma aula) até alguns maiores e mais complexos. A lista tem, por exemplo: festival de pizza, manipulação de alimentos e rocamboles. Todos com valores mega acessíveis, sendo alguns gratuitos 😉

Onde: Av. Pedro Lessa, 2295, Embaré

Também costumam ter opções de oficinas e cursos de gastronomia em Santos