Clique aqui e confira também nosso tema da semana

5 dicas para arrasar na redação do ENEM

Como está a sua preparação para a redação do ENEM? O que você tem lido? Você sabe o que a banca examinadora espera de você? Como tem exercitado seu poder de argumentação? Quantas redações você tem feito por semana? Calma! São muitas perguntas, eu sei. Mas minha intenção não é causar mais angústia, e sim chamar sua atenção para pontos importantes para os quais você precisa olhar e se atentar. Então, reuni 5 dicas para enfrentar a redação do ENEM neste artigo.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve sua primeira aplicação em 1998. O objetivo é avaliar o desempenho do estudante e a qualidade do Ensino Médio em todo o país. Aos poucos, passou a servir como uma prova de conclusão do Ensino Médio (hoje não mais). E, há alguns anos, tornou-se uma das grandes portas de entrada para universidades federais, por meio do SiSU, e de bolsas de estudos em instituições particulares (Prouni).

www.juicysantos.com.br - redação do enem

A preparação para o ENEM

Neste momento, a 4 meses da aplicação da prova, o estudante deve refletir sobre como está o seu processo de preparação.

Por isso, para ajudar nessa reflexão, trago 5 passos extremamente valiosos a que o candidato precisa atender para elaborar uma ótima redação do ENEM.

  1. Mantenha-se atualizado(a) e invista em um bom repertório

    A informação vale ouro e não ocupa espaço! Há várias formas de se informar: acompanhar jornais, páginas de jornalismo nas redes sociais ou ouvir podcasts, procurando entender os principais acontecimentos mundiais. Assistir a filmes, séries e documentários também ajudará no desenvolvimento e acúmulo do seu repertório cultural. Além disso, dê toda atenção ao conteúdo do seu Ensino Médio, pois ele será cobrado e poderá ser aproveitado em sua redação.
  2. Esteja atento às competências exigidas pelo ENEM

    A prova será avaliada segundo 5 competências específicas, são elas: domínio formal da língua portuguesa; compreensão da proposta de redação (atendendo ao tipo de texto e à temática); seleção, organização e interpretação de fatos, informações e argumentos em defesa de um ponto de vista; coesão e domínio de mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação e, por fim, proposta de intervenção. Todas precisam ser atendidas, portanto, não deixe nenhuma delas de lado.
  3. Leia, leia de tudo, leia muito

    Leia tudo que “cair no seu colo”, pois a leitura é essencial. O hábito de ler vai ajudar, inclusive, a obter maior domínio da norma culta da língua portuguesa, das regras gramaticais, de ortografia, a perceber a construção sintática das orações, e a enriquecer seu vocabulário. Tudo isso junto, certamente, trará bons resultados para o processo da escrita.
  4. Saiba argumentar e defender seu ponto de vista

    A redação do ENEM é um texto dissertativo-argumentativo, desse modo, é importante saber argumentar e defender suas ideias acerca da questão abordada. Para isso, é preciso ter conhecimento, informações que tragam embasamento para o seu ponto de vista. Uma boa argumentação é construída a partir de fatos e informações relevantes, aliados à estruturação da articulação das ideias, configurando, assim, uma perfeita e bem delineada “costura” de todas as partes do texto.
  5. Treine muito

    Lembra do famoso ditado “A prática leva à perfeição”? Com a sua redação não é diferente. Quanto mais treino, mais apto(a) você estará a escrever uma redação espetacular. Mas, lembre-se de que o treino precisa ser conduzido por um “treinador”. Não basta fazer uma ou duas redações por semana se você não souber se está no caminho certo. Procure sempre um(a) professor(a) que possa lhe oferecer uma correção especializada e te ajudar a aperfeiçoar, a cada semana, o seu processo de escrita.

Portanto, seguindo essas 5 etapas para arrasar na redação do ENEM, é possível se preparar para desenvolver uma redação incrível no dia do vestibular e alcançar a tão sonhada vaga em uma universidade.

Então, organize-se nestes próximos meses para chegar mais segure no dia do exame, sem sobressaltos e com convicção da sua capacidade e de toda a construção desenvolvida durante o ano.

Bons estudos!

Mais conteúdos sobre escrita no Instagram Espaço da Escrita, por Aline Nogueira Marques

Tem mais textos sobre oportunidades e trabalho aqui no Juicy Santos

Texto porAline Nogueira Marques
Mestra e especialista em produção textual, Santos