11/06/2018 Por Victória Silva Consumo Consciente

Onde descartar roupas em Santos

Estamos sempre em busca de atitudes para trazer a sustentabilidade para o nosso dia a dia. Por isso, o descarte de roupas antigas representa uma questão importante para toda a equipe do Juicy Santos. Não é a toa que o Juicybazar é a menina dos olhos da nossa redação. Mas, vamos combinar: nem tudo pode ser doado ou revendido. Aí nasce a dúvida: como fazer pra descartar roupas em Santos?

Sabe aquela camiseta que você ama? Que já foi sua roupa preferida para os rolês, virou companheira de trabalho, depois se tornou a queridinha para ficar em casa e começou a dormir contigo? Pois é, chega um momento que não dá mais.

Não só para você, mas também para outras pessoas. Afinal, quem precisa de doação sente frio e roupa rasgada não ajuda muito, correto?

Descartar roupas em Santos

www.juicysantos.com.br - onde descartar roup0as em santosMutilated hosiery sorted by colour, do artista Tim Mitchell, 2005

Eis aqui a solução para a questão do descarte de roupas em Santos. 

Seguindo o exemplo de marcas de fast fashion gringas, como Uniqlo e H&M, a C&A disponibilizou urnas para que esse tipo de resíduo seja jogado fora de maneira correta em 39 lojas do Brasil. Para a nossa felicidades, Santos tem um dos endereços (na C&A do Gonzaga, que fica na Av. Ana Costa, 575/576).

A iniciativa faz parte do Movimento ReCiclo e você pode levar roupas de qualquer marca que não serão mais utilizadas e coloca-las dentro da urna que fica no interior da loja.

Todas as peças são destinadas para doação (ao Centro Social Carisma) ou reciclagem de roupas. Isso quer dizer que elas viram retalhos para reutilização.

Até fevereiro deste ano, eram 31 lojas com esse serviço e foram arrecadados mais de 150kg de peças para serem doadas e mais de 45kg para reciclagem.

Saiba mais sobre o Movimento ReCiclo

Porque descartar suas roupas é importante

Vamos começar dizendo: jogar fora não existe, afinal o fora ainda é dentro de algo maior. Em outras palavras: tudo o que é descartado causa um impacto ambiental, inclusive nossas roupas. Por isso, não dá pra deixar de pensar em como esse descarte é feito. Além disso, precisamos fazer disso um hábito.

Segundo dados do Copenhagen Fashion Summit, em 2015, 92 milhões de toneladas de descarte têxtil foram produzidas. Estimativas apontam que, deles, 170 mil toneladas vieram do Brasil.

Esse post da Insecta Shoes, marca vegana de calçados, relata de forma bem contundente o problema.

Em maioria, tudo isso vai para aterros sanitários e demora centenas de anos para se decompor. Não apenas isso, dependendo da composição os tecidos podem liberar gases e substâncias tóxicas no solo e nas águas subterrâneas.

Entendido? Então da próxima vez que você tiver uma roupa que não tem utilidade e com vida útil vendida, leve para a urna de descarte de roupas em Santos, fica na C&A do Gonzaga (Av. Ana Costa, 575/576).

Descarte ecológico em Santos

Do mesmo modo que já temos um local apropriado para descartar tecidos em Santos de forma ecológica, a cidade também possui locais onde é possível jogar fora outros itens ou comprar peças novas em segunda mão. Se você busca diminuir o impacto da poluição no meio ambiente, uma boa alternativa é utilizar esses serviços.

Por aqui, é possível descartar pilhas e baterias, lâmpadas, aparelhos eletrônicos, bicicletasremédios de forma correta.

Para ajudar ainda mais o meio ambiente, você pode comprar diretamente de quem faz (e assim supervisionar como a pessoa se relaciona com o meio ambiente) ou buscar por opções de usados em bazares 🙂

Share Button