Texto porJuicy Santos
Santos

Onde descartar lâmpadas em Santos

Recebemos a seguinte mensagem da leitora Rosângela, sobre como e onde descartar lâmpadas em Santos:

Onde descartar lâmpadas em Santos

“Oi, meu nome é Rosangela estou como síndica de um prédio, moro em Santos e procuro um local para entregar todas as lâmpadas eletrônicas e fluorescentes queimadas que, ao longo desses 2 anos, recolho junto aos moradores já como prevenção e assim não deixá-los jogar no lixo, já que não é permitido, e claro, dá multa. Optamos por receber dos moradores do prédio e guardá-las em caixas no quartinho da faxineira até descobrirmos um local adequado para  descarte. Hoje liguei para o departamento do meio ambiente da Prefeitura de Santos e fui informada que devido aos custos e ao cancelamento do caminhão de coleta que buscava nas lojas de materiais da cidade, não existe ponto de  entrega e devido a grande procura  das  outras cidades vizinhas em descartar seu lixo aqui nos nossos pontos,  como o  do canal 3 e  da zona Noroeste, a prefeitura de Santos cancelou o serviço.

Ouvi do próprio funcionário da prefeitura que nós população, moradores, é que teríamos que denunciar as lojas que se negam á recebê-las  á prefeitura ,que ela  mandariam funcionários deles até esses estabelecimentos, pois as indústrias de lâmpadas ganham muito e é elas na figura dos seus maiores compradores “as lojas” e os consumidores é que teriam que bancar os custos e levantar essa  bandeira, em outras palavras “custos”.

Uma vergonha……..aí nós população cansamos e acabamos quebrando, enrolando no jornal  e jogando no lixo, tai a consciência com o meio ambiente, indignada com a resposta desses funcionário que levou mais de 15 minutos discursando sobre lei federal, municipal, meio ambiente e eu já nervosa pedi….finaliza, onde levo??????

Não temos local para essa destinação, UMA TREMENDA VERGONHA, até mesmo com essa administração  na figura do novo prefeito , mais uma vez a culpa cai na  população.

Onde descartar lâmpadas em Santos

Segundo a Prefeitura, são as próprias lojas que vendem lâmpadas responsáveis pelo descarte correto das mesmas. Elas devem ter caixas específicas para a finalidade e fazer a destinação adequada. A Secretaria de Finanças (Sefin) faz a fiscalização desses estabelecimentos, que são obrigados a ter o ecoponto pela lei complementar 779/2012. Se não tiver, a multa pode chegar a até 5 salários mínimos (= quase R$ 4 mil).

“O descarte em locais inapropriados também gera multa de R$ 50 por lâmpada, parte ou componente, de acordo com a lei complementar 774/2012, que proíbe o envio de lâmpadas fluorescentes usadas, de suas partes e seus componentes em aterros sanitários, depósitos de lixo e congêneres”, diz a PMS.

Esses produtos, após usados, podem contaminar o meio ambiente, por causa da presença de fósforo e mercúrio. Por isso, precisam ser descartados de forma segura.

O site da Prefeitura de Santos indica o E-Cycle como referência para encontrar um local adequado para o descarte. Fizemos o teste e, quando você coloca um CEP de Santos, o sistema não encontra NADA.

Ou seja, a Rosângela (e você, cidadão santista) vai ter que sair por aí procurando uma loja que receba esses produtos usados. E o poder público simplesmente afirma que “não é responsável pela disponibilidade de ecopontos” (!!???). Mais uma vez, somos nós que precisamos arcar com o compromisso de providenciar algo que deveria ser atribuição do poder público, né?

E aí, já tentou descartar lâmpadas e não conseguiu? O que você acha disso?