Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Rituais de casamento: três tradições que vão eternizar seu casamento

O casamento é um momento mega esperado pelos noivos e suas famílias. Por isso, os envolvidos estão sempre em busca de formas de eternizar o dia. Da contratação de equipe de fotografia até um vídeo com os melhores momentos da festa, vale quase tudo. 

Mas, se você gostaria de ter uma lembrança mais personalizada, nós temos algumas dicas para te dar.

Já pensou na possibilidade de ter rituais de casamento no seu grande dia? Normalmente, essa é uma opção escolhida por quem não vai fazer a cerimônia religiosa, mas nada impede que você faça uma pausa na festa para eterniza-la de um modo diferente e especial.

Nós temos algumas dicas para te dar. Mas o número de rituais de casamentos é enorme e você pode até criar o seu!

Rituais de casamento que vão eternizar a data

juicysantos.com.br - Rituais de casamentoImagem: Reprodução/Bem Fotografia e Filme

1. Cerimônia das areias

Essa é uma ideia geralmente escolhida por noivos que têm religiões diferentes ou então culturas opostas de alguma forma. Mas a simbologia é linda e válida para qualquer casal. Em resumo, os noivos derramam em um vidro areias de cores diferentes. O objetivo é que os dois façam isso ao mesmo tempo, para que os grãos se misturem e formem um desenho único e que represente as diferenças dos dois.

Há casais que buscam areias do locais onde nasceram, porém isso pode ser um pouco trabalhoso. O pote com as areias coloridas se torna um ótimo item de decoração posteriormente.

E aqui tem uma matéria sobre lista de presentes de casamento pra tirar todas as suas dúvidas

2. Ritual da árvore

Se o casal ama plantas, essa é uma boa escolha.

Aqui, a ideia envolve que os noivos plantem uma árvore no dia da cerimônia. A planta representa o amor dos dois, pois será necessário cuidar e vê-la crescer com o decorrer do tempo. Como ter uma árvore em casa não é possível para todos, temos uma dica. Pesquise árvores frutíferas que se adaptem a apartamentos e possam ser plantadas em vasos. Ou então opte por  alguma espécie menor 🙂

O importante é dar água e carinho e não deixá-la morrer.

E o vestido de noiva em Santos, já encontrou o modelo dos sonhos?

3. Ritual da caixa de vinho

Já que o matrimônio pretende ser para sempre e o vinho fica melhor com o passar dos anos, por que não juntar as duas coisas? Essa cerimonia funciona exatamente nesse sentido, pois o casal coloca uma boa garrafa de vinho em uma caixa com a data da festa. Além disso, também vão no pacote cartas escritas pelos noivos, familiares próximos, pais, padrinhos e madrinhas. Em seguida, a caixa é lacrada, sem que os noivos tenham acesso ao que foi escrito.

O casal deve decidir quando abrirá a caixa. A dica é que esse seja um momento de renovação dos votos, com leitura das cartas e um brinde com o vinho especial.

E aí, qual ritual de casamento você vai escolher para o seu grande dia?