Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Lista de presentes de casamento: tire suas dúvidas

Fazer ou não fazer uma lista de presentes de casamento?

Essa é uma dúvida comum entre aqueles que estão planejando um casamento. Também é necessário pensar no que pedir, em quais lojas disponibilizar a lista e se acaso optar por não ter este item, encontrar um substituto a altura.

Se você vai casar em breve, eis aqui a ajuda que você precisava. A equipe do Juicy Santos selecionou algumas dicas que quase ninguém dá quando o assunto é a lista de presentes de casamento. Leia tudo com atenção e encontre o cenário ideal para a sua festa. E não esqueça de nos contar qual foi a decisão tomada.

Lista de presentes de casamento: fazer ou não?

Atualmente a maioria dos casais preferem fazer a lista de presentes de casamento.

Afinal, como diz o ditado: quem casa, quer casa. E depois de adquirir um imóvel e arcar com os custos da festa, o orçamento pode ficar apertado para todos os gastos com itens como, por exemplo, eletrodomésticos, cama, mesa e banho. Já que os convidados são pessoas importantes na vida do casal, porque não indicas para eles o que vocês realmente estão precisando nesse novo momento?!

www.juicysantos.com.br - Lista de presentes de casamentoImagem: Reprodução

Por outro lado, há quem argumente ser deselegante “pedir” um presente.

Neste sentido, a solução indicada pela maioria dos assessores é: faça a lista, mas não entregue o guia indicando onde encontrar a lista junto ao convite. Como a lista é um facilitador para quem quer presentear o casal, espere que o convidado pergunte e então você dá as orientações sobre como encontrar a sua lista de presentes de casamento. Também é possível deixar essa informação em um ‘save the date’ entregue no chá bar ou em um contato para o RSVP.

+ Chá de viagem: uma nova opção para quem vai casar

É importante que você tenha em mente: a lista não é algo que obriga os convidados a te dar um presente. Mas sim uma maneira de ajuda-los a entender o que será mais útil 🙂

Há noivos que optam por não ter aquele papelzinho com o site das lojas, mesmo para os convidados que pedem. Neste caso eles criam um site ou evento privado no facebook, por exemplo, e deixam as informações disponíveis nele. Ainda mais prático e, de quebra, sustentável 🙂

O que pedir na lista de presentes de casamento

Decidiu fazer a lista de presente de casamento? Então chegou o momento de pensar no que pedir.

Afinal, se você não quer deixar os convidados constrangidos esse é o momento de ser elegante e delicado. O que isso significa? Que a sua lista precisa refletir o estilo do casal, mas também o orçamento dos convidados. Aqui a dica é: tenha um valor máximo em mente e trabalhe a partir dele. Uma ótima forma de pensar neste valor é se perguntar “quanto eu pagaria em um presente para o meu melhor amigo?”. Depois que vocês chegarem a um número, dobre o valor – pois estamos falando de um casamento e, em alguns casos, as pessoas (principalmente os padrinhos) querem presentear com itens mais caros.

Na hora de compor a lista, lembre-se de pedir apenas o que vocês realmente vão utilizar. Serão necessários dois aparelhos de jantar? Qual será a finalidade dos talheres de prata? A penela de fondue vai ser útil se o seu casamento é em novembro?

Lembre-se: é uma lista de presentes de casamento e não a busca por itens inúteis no dia-a-dia.

Lojas que fazem lista de presentes de casamento

De acordo com especialistas, o ideal é fazer a lista de casamento em mais de uma loja. Deste modo os convidados podem escolher a que for mais comoda para eles. Algumas lojas que trabalham com esse serviço são:

  • Pernambucanas
  • Camicado
  • Tok Stok
  • Americanas.com
  • Ponto Frio

+ 10 ideias incríveis para o seu chá bar

Como substituir a lista de presentes de casamento

Decidiu não fazer a lista? Você pode substituir esse item de algumas maneiras. A mais popular é a criação de um site em que você criará a lista, os convidados pagam o valor do produto mas você recebe em dinheiro e não o item em si. O iCasei, por exemplo, tem essa opção.

Também é possível pedir doações para alguma ONG que vocês gostam do trabalho. Ou ainda criar cotas para a lua de mel, na qual os convidados ajudam a arcar com os custos da sua viagem.

Na hora da substituição a regra é a mesma: não peça valores que você não estaria disposto a pagar.

Dito isso, bom casamento para vocês 🙂