05/03/2018 Por Victória Silva Casamentos e festas

10 ideias incríveis para o seu chá bar

Chá de panela é coisa do passado.

Afinal, a vida de Amélia, a mulher de verdade, não corresponde aos ideais da maioria das mulheres de hoje. E todo mundo agora pilota fogão nas horas vagas.

O momento de ganhar utensílios domésticos ficou pra trás e agora todo mundo faz chá bar.

Chá bar: o que é?

Além da diferença óbvia de ter a presença do noivo e homens na lista de convidados, essa festa é bem diferente do que estávamos acostumados: a decoração consegue ser mais divertida, as brincadeiras mudaram e até o cardápio também.

Se você vai casar ou é madrinha/padrinho e ficou com a função de organizar um chá bar, nós vamos te ajudar nessa missão com algumas dicas para um chá bar incrível.

chá bar1Imagem: Reprodução/Luise Sarmento

1. O que pedir de presente no chá bar

Essa é a primeira dúvida de muita gente.

Lembre-se que esse é o momento de reunir seus amigos e, de quebra, começar a montar a cozinha e o restante do novo lar. Mas, como os convidados também vão ao casamento, não abuse. A lista deve ter itens que são necessários no cotidiano, mas que tenham valor simbólico e, provavelmente, não seriam dados no grande dia.

Algumas sugestões em uma lista de chá bar básica:

– abridor de garrafa e de latas
– afiador de facas
– avental
– colher de pau
– coqueteleira
– cortador de pizza
– espátulas
– forminhas de gelo
– garrafas para água e suco
– luva térmica
– pegador de sorvete
– ralador
– tesoura de cozinha
– tábua para corte

As lojas especializadas costumam ter seções específicas pra isso, vale a pena olhar e verificar a gama de produtos.

2. Decoração de chá bar

Muita gente aproveita o “bar” no nome da festa e organiza um verdadeiro boteco dos noivos.

O tema já pode ser considerado tradicional, o que não significa que o casal não possa ser criativo.

www.juicysantos.com.br - chá bar decoração

É possível fazer o tema do chá bar inspirado na bebida favorita dos noivos, no barzinho em que se conheceram ou que iam namorar no início do relacionamento ou, ainda, misturar tudo isso numa coisa única.

O mais legal é que o seu boteco só vai ter o que você gosta, desde a música até as cores.

3. O que servir em um chá bar

Sendo assim, abuse de petiscos para a galera aproveitar essa a tarde.

Além do amendoim, que é uma opção deliciosa e barata, você pode optar por pastéis, cortes de queijo, porções de salame e azeitonas ou ainda batatinhas recheadas e calabresa fritinha. O bom é que não tem erro, todo mundo gosta, e vocês não vão tirar muita grana do orçamento do casório.

4. Bebidas do chá bar

Reserve um cantinho para organizar os destilados e deixar seus convidados mais à vontade.

Você pode ter um bar com bebidas como vodka, tequila e whisky e reservar outro espaço para as cervejas.

Olha que legal essa ideia de self-service (via Pinterest):

www.juicysantos.com.br - chá bar moderno

Caso tenha alguém responsável por fazer caipirinha e batida, é legal que fique em um ambiente próximo.

Uma dica: no último chá bar que eu fui, o local onde as bebidas ficavam tinha uma plaquinha que dizia “o garçom não veio, mas você pode deixar os 10% para os noivos”. Segundo os próprios me contaram, foi bem lucrativo.

5. Doces

Nem só de bebidas e petiscos vivem os convidados, então pense também nos doces.

Várias receitas misturam destilados com leite condensado e prometem um resultado maravilhoso. Além disso, dá para utilizar itens como pequenas panelas para colocar o brigadeiro de colher e usar a criatividade para deixar tudo combinando com o clima da festa.

6. Brincadeiras para chá bar

Uma das brincadeiras mais divertidas é a que coloca o conhecimento dos noivos em teste e, por isso, tem que ser organizada por outra pessoa. Pergunte quando se conheceram, a data do aniversário do parceiro, o local onde mais foram enquanto namoravam… Enfim, use a criatividade. E, a cada erro, uma torta de chantilly na cara.

Também já fui em um chá bar que tinha um bingo. Os convidados marcam nas cartelas os itens de presente e os noivos vão abrindo na sequência. Quem acertar faz bingo e ganha uma prenda.

Não esqueça das brincadeiras com os padrinhos, que podem ser divididas em mulheres versus homens para ficar mais divertidas.

7. Música

A lista de músicas pode ter apenas as favoritas dos noivos ou ser eclética e ter um pouquinho do que todo mundo gosta. Para isso, você pode criar uma playlist colaborativa em plataformas como o Spotify, por exemplo, e enviar o link para os convidados junto a missão de adicionar um número estipulado de músicas.

8. Envolva os convidados

Além dos noivos, pais dos noivos e padrinhos, os convidados também querem se divertir.

Por isso, faça brincadeiras em que todos possam curtir. Uma ótima opção, como já mencionamos, é fazer um bingo

9. Save the date 

Esse é um ótimo momento para entregar aquele lembrete sobre o grande dia – data, horário, local. Assim, as pessoas já marcam na agenda e se programam pra estar lá.

Caso exista uma cor de roupa ou acessório padrão para madrinhas e padrinhos, avise-os, assim como a necessidade (ou não) de roupa social para o restante dos convidados e outras dúvidas que podem ter passado batido até então, inclusive sobre a lista de presentes ou as cotas para a lua de mel.

10. Lembrancinha de chá bar

Vai dar um agrado no fim da festa?

Ele pode ser desde um destilado pequeno, uma garrafinha personalizada com uma dose de batida, uma cerveja com o nome do casal até pequenas porções de petiscos e kits ressaca, por exemplo.

www.juicysantos.com.br - lembrancinhas de chá bar suculentas

Vasinhos com suculentas ou mudas de hortas também fazem sucesso e representam o cultivo de um relacionamento que precisa ser regado pra durar! <3

Share Button