Pão santista promete conquistar o paladar do mundo em junho
Se você leu o título dessa matéria e imaginou que o pão santista que vai ganhar o mundo no 13ª Encontro Anual de Cidades Criativas da Unesco fosse o cará, está muito enganado.
A receita que representará a cidade é inédita! Trata-se de uma criação feita na cozinha do Fundo Social de Solidariedade de Santos exclusivamente para o evento.
O objetivo do projeto, que reunirá representantes de 54 países na cidade italiana de Fabriano, é conectar os povos representados pela Rede de Cidades Criativas por meio de um dos alimentos mais tradicionais das culturas de todo o mundo: o pão.
Pão santista na Itália
Já que Santos é uma cidade criativa, nossa cultura irá para a Itália.
A receita, que ainda não tem um nome, traz uma massa escura e delicada. De acordo com quem provou, o pão santista tem sabor levemente adocicado. Resultado da mistura de malte, banana e açúcar mascavo.
Imagem: Francisco Arrais
Ficou com água na boca? Pois então será necessário esperar (ou ir para à cozinha), já que quem vai provar a receita primeiramente serão os participantes do Encontro Anual de Cidades Criativas da Unesco. O evento acontece entre os dias 10 e 15 de junho.
Após a data, as receitas serão compartilhadas em uma plataforma digital e também em publicações impressas. Mas a gente não quer esperar. E, por isso, vamos compartilhar a receita com você 🙂
Como fazer o pão santista em casa
Ingredientes
- 430g de farinha de trigo
- 130g de farinha de banana
- 200g de malte
- 1 ovo médio
- 30g de açúcar mascavo
- 50g de margarina
- 60g de fermento biológico fresco
- 3g de canela em pó
- 250ml de água
- 6 bananas nanicas picadas (para o recheio)
Modo de preparo:
Antes de mais nada, misture o fermento com 1 colher de sopa de açúcar mascavo até ficar com consistência de creme. Em seguida, adicione os ovos e misture. Incorpore a margarina e a água em temperatura ambiente. Então, adicione o malte e a farinha de banana. Depois adicione água e mexa até obter uma textura cremosa. Despeje a farinha de trigo aos poucos, até atingir o ponto da massa.
Espere crescer por aproximadamente 25 minutos. Acrescente as bananas polvilhadas com canela e açúcar mascavo. Separe a massa e coloque em duas formas de bolo de 30 cm. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 10 minutos.