Amamentar: você é capaz!

Sábado (2 de agosto) tem Hora do Mamaço em Santos, um evento que acontece em várias cidades do Brasil para incentivar o aleitamento materno e empoderar as mães de todo o País.

A Mariana, do blog Clube da Fraldinha e mãe do Theo, mandou seu depoimento sobre amamentação para o Juicy Santos.

Dá uma olhada.

aleitamento materno

Ninguém me disse que era fácil, mas ninguém me disse que era difícil. Ou seja, ninguém me disse nada e não estar bem informada nesse caso não é nada legal porque você fica completamente perdida sem saber o que fazer.

O pensamento tem poderes, na minha opinião. Pensamentos positivos atraem coisas positivas, já os pensamentos negativos atraem coisas negativas. Primeiramente se formos ficar desde antes desesperadas caso o leite não desça, os efeitos serão ruins para mãe e bebê, por isso informe-se e leia esse artigo apenas como instrução, não entre numa neura. Ok?

Algumas mulheres parecem um chafariz desde a maternidade, sai leite que não para e alguns bebês parecem engatinhar até seus seios e abocanhá-los como se fossem Bacharéis em mamar. Não foi o que aconteceu comigo.

Meu leite demorou muito para descer e por pouco, mas muito pouco mesmo não me rendo imediatamente à mamadeira. Quase perco a oportunidade de amamentar por falta de informação, medo e insegurança.

O Théo pegou mesmo despois de 7 dias. Uau ! Você deve estar pensando, essa louca quase matou o filho de fome. Errado e por ter me informado (mesmo que muito em cima da hora) tive força para insistir e conseguir.

amamentação

Na maternidade durantes os 2 ou 3 dias complementamos com fórmula obrigatoriamente nesses casos e ainda que o leite não esteja jorrando existe um líquido que sai sim, chamado colostro.

O colostro é um fluido amarelado e quase transparente produzido pela mama antes do leite materno propriamente dito. Trata-se de um líquido muito rico em proteínas, água e gorduras essenciais – nutricionalmente adaptado às necessidades do recém-nascido. O colostro está repleto de anticorpos produzimos pela mãe, que transmitem ao bebé a informação sobre todos os microorganismos com os quais a mãe entrou em contacto durante toda a sua vida, protegendo assim o seu recém-nascido.

Um fator muito importante contribuiu para esse atraso, o nervosismo, mas pior que isso só mesmo os comentários e perguntas externas como “Seu leite ainda não desceu?”, “Não quer dar mamadeira?” – NÃO. É como uma bola de neve. Mais abaladas ficamos, mais tempo pode demorar. Mas porque????

Isso porque a vazão do líquido depende da liberação do hormônio ocitocina. “Em uma situação de muito cansaço e ansiedade, a produção dessa substância é bloqueada”, afirma a pediatra Keiko Teyura, vice-presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria (SP). (Matéria em http://bebe.abril.com.br/materia/amamentacao-mitos-e-verdades).

O importante é colocar o baby no peito quantas vezes ele pedir (chorando ou procurando o peito) porque a sucção vai estimular a descida do leite. Quanto mais ele sugar, mais leite vai descer.

E como sair desse ciclo vicioso?
.
1- Calma.
2- Peça ajuda à quem você sabe que poderá ajudar
3- Coloque o bebê para sugar e assim estimular a saída do leite
4- Veja imagens de como colocar o bebê corretamente no peito
5- Peça muta instrução na maternidade às profissionais
6- Caso seja necessário complementar, dê numa colherzinha
7- Não dê ouvidos à quem possa te desistimular
8- Conheça a tal “pega” correta (no google mesmo você encontra fotos)
9- Deixe-o no peito mesmo que você ache que é muito, amamentar é transmitir amor também
10- Não desista. Todas as mulheres podem amamentar.

Eu não sabia de nada disso. Cheguei a ligar para vários hospitais perguntando se tinham apoio ao aleitamento. Mergulhei em leituras na net, tardias e desesperadas claro. Peguei as mamadeiras do Théo, esterilizador e todos os cacarecos. Até que um dia, falando com a mãe de uma amiga minha, a Tia Bete, pedi encarecidamente para que ela viesse em casa me ajudar. Aí então meu mundo mudou. O Théo nunca mais largou o peito. Consegui amamentar exclusivamente até seus 6 meses e hoje (7 meses) mesmo comendo papinhas ele ainda mama no peito.

Me sinto uma vitoriosa e sei que você pode também. Somos mãemíferas por natureza.
Indico:
@ GVA pelo facebook caso precise (Grupo Virtual de Amamentação)
@ Clube da Fraldinha grupo de discussão no Facebook (www.facebook.com/groups/clubedafraldinha)
@ ou escreva para nós [email protected]

Boa mamada e conte comigo! Não desista, amamentar é maravilhoso.

By: Mari Visconti – Clube da Fraldinha