Turismo em Santos: a Setur olha para os blogs de Santos
Uma novidade muito legal e um convite do qual nos orgulhamos bastante: fomos um dos blogs e canais digitais relevantes da cidade de Santos, convidados para conversar durante uma manhã com o secretário de turismo de Santos e sua equipe. Luiz Guimarães nos contou muitas informações legais sobre o turismo da cidade.
A conversa começou com a valorização da leveza com a qual, nós blogueiros, tratamos determinados assuntos. Achamos legal esse ponto de vista da Setur, afirmando que os blogs da cidade conseguem um olhar mais livre, divertido e singular sobre a região – diferente de outros veículos ou dos veículos oficiais.
Aprendemos bastante sobre aspectos do turismo de Santos e região. O Luiz já havia sido secretario anteriormente, então ele demonstrou um domínio bastante grande sobre a história do turismo em Santos e suas fases: a fase de ouro, a decadência, a retomada do centro histórico, as deficiências, entre outras informações.
O principal objetivo do encontro foi criar uma rede inicial, além da Secretaria de Turismo de Santos ter o desejo de permitir que os blogs da região se apropriem das informações de turismo daqui. Nós tentamos fazer isso aqui no Juicy Santos há bastante tempo, na seção turismo em Santos.
Luiz contou que Santos como cidade organizada tem apenas 100 anos. E que a primeira etapa gloriosa do turismo da cidade ocorreu nos anos 40-50, quando muitas pessoas vinham para Santos veranear. Os barões do café ficavam no antigo Hotel Parque Balneário, onde dinheiro não era necessariamente um problema. O cassino do hotel fervia, até o jogo acabar em 1949.
De 1952 a 2000 a cidade viveu uma fase negra sob o ponto de vista turístico. Tudo começou a melhorar um pouco quando os nossos jardins da praia.
> Confira os 30 lugares em Santos que você não pode deixar de conhecer.
Mas aí começou uma fase de contar para o Brasil o que Santos era além dos belos jardins, que passou pelo Alegra Centro, revitalização da rede hoteleira, entre outros.
Na época da retomada dos bondes o ex-prefeito Papa era o presidente da CET. O Luiz explicou como foi o processo de revitalização (bem interessante) e reforçou que não existe na América Latina um museu vivo de bondes como o de Santos. Museu vivo quer dizer que os nossos bondes operam e são úteis para a cidade, e mantém sua essência.
Ainda sobre os bondes estão sendo preparadas novidades bem legais, como o Bonde Gilda (que será um bonde de gala, com cortininhas e etc), o Bonde do Café e o Bonde Restaurante. Além do projeto Bonde Brincar que rola no dia das crianças.
Aliás, gentilmente, após a reunião fomos convidados para um passeio de bonde pelo centro.
Outras informações interessantes:
- 10 futuros hotéis estão planejados para Santos para os próximos três anos. O que é bem bacana para estimular ainda mais o turismo de negócios e valorizar o centro da cidade;
- A Arena Santos é outra atração que a Setur pretende utilizar mais, pois ela permite que a cidade receba shows com público de até 5000 pessoas;
- O turista de Santos, apesar do porto não é majoritariamente turismo internacional;
- A Setur quer que Santos seja uma cidade atrativa por seu conjunto, e não pela praia. O turista deve pensar: “Santos tem tudo, até praia!”.
Na reunião, que acabou o restaurante escola, tivemos a oportunidade de conhecer outros blogs e fanpages, entre eles o blog Dicas de Santos (Christiano e Néia), Viver em Santos (Daniel) e Turismo em Santos (Luciana).
Aguardamos a partir de agora mais convites e informações da Setur, para manter os leitores sempre atualizados e engajados com o turismo da cidade, ressignificando-o. Afinal, é muito importante a gente viver a nossa própria história e receber bem nossos amigos de outras cidades, né?