30 lugares em Santos que você precisa conhecer

Você tem aquele amigo paulistano que sempre pergunta o que fazer em Santos? Ou vai receber aquela turma de primos do interior e precisa montar um roteiro legal? Nós reunimos a lista de 30 lugares que você e suas visitas precisam conhecer em Santos, divididos por região.

Vale até para os santistas que mal exploram a cidade. Confira esse post!

Centro de Santos (ou Cidade)

No centro recomendamos que você comece o passeio pela Praça Visconde de Mauá – em uma das extremidades está o prédio da prefeitura e na outra o bondinho turístico. Se você estiver com fome ao começar o passeio já recomendamos o pastel do Café Carioca, que fica ali do ladinho. Para quem vai começar o passeio na Rua XV de Novembro, recomendamos dar uma volta no prédio da Bolsa do Café, que abriga o Museu do Café e a cafeteria do Museu.

Recomendamos o passeio de de bondinho pois você passará na frente de outros lugares em Santos legais como a Casa da Frontaria Azulejada, Outeiro de Santa Catarina e poderá encerrar o passeio lá na subida do Monte Serrat.

  1. Palácio José Bonifácio (Prefeitura)
  2. Bondinho Turístico
  3. Bolsa do Café
  4. Rua XV de Novembro
  5. Café Carioca
  6. Monte Serrat
  7. Teatro Coliseu
  8. Restaurante Almeida
  9. Estação do Valongo e bistrô
Foto interna da Bolsa do Café

 Ponta da Praia

A região da ponta da praia é uma delícia de ser aproveitada, principalmente em dias de sol. Ali você encontra o ponto turístico mais conhecido da cidade, o Aquário de Santos, bons restaurantes, a pracinha do Sapo (onde rolam alguns shows e é ideal para levar as crianças para andar de patins), o famoso Zé do Côco e o deck do pescador (dá para tirar fotos lindas dali – o Juicy Santos recomenda). Para almoçar sugerimos o Clube Estrela de Ouro, conhecido com clube dos japoneses. A comida é basicamente oriental, muito saudável, bem feita e de frente para o mar. Quem quiser curtir a programação cultural sugerimos o Sesc Santos, que também tem arquitetura que merece destaque.

  1. Aquário Municipal
  2. Zé do Côco
  3. Fonte do Sapo
  4. Restaurante Estrela de Ouro
  5. Deck do Pescador
  6. Museu de Pesca
  7. Sesc Santos

Gonzaga

Se compararmos Santos a Nova York digamos que o Gonzaga é uma espécie de Midtown banhada pelo mar. Com diversas opções de lazer, compras e comida, selecionamos alguns lugares que o turista que está andando por lá não pode deixar de conferir. Sim, só tem lugares para comer no Gonzaga, pois sabemos que o turista vai acabar explorando o bairro a pé: seus shoppings, cinemas, praças e barzinhos. Mas os pontos listados abaixo realmente representam locais bem tradicionais da cidade.

  1. Ao Chopp do Gonzaga (para comer churrasco)
  2. Restaurante Beduíno (para se deliciar na comida árabe)
  3. Sevilha (para pedir a famosa torta de banana e sucos)
  4. Confeitaria Joinville (para mais doces)

Embaré

O Embaré possui a igreja que surgiu antes dos prédios da praia, a Feir´Arte aos sábados, o CPE, entre outros lugares. Mas destacamos aqui a Igreja e a coxinha da Dona Flor, que fica no Super Centro. É a coxinha menos coxinha da cidade.

  1. Dona Flor (no Super Centro Boqueirão)
  2. Igreja do Embaré

Orla de Santos - foto do Darrel ChamplinFoto de Darrel Champlin

 Praia

Vir a Santos e não caminhar ou andar de bicicleta pela orla é um crime! Então para quem curte uma boa caminhada ou pedalada, recomendamos um passeio do Emissário Submarino até a Ponta da Praia. Serão bons quilômetros, com pausa ou sem (você decide) mas que pede uma olhada no mínimo nos quatro pontos abaixo.

  1. Leão da praia
  2. Posto 4 – Cinema
  3. Jardins da Orla da praia
  4. Pinacoteca

 Outras regiões de Santos

  1. Orquidário
  2. Ilha Porchat e restaurantes – é São Vicente, mas a vista é de Santos 😉
  3. Vila Belmiro / Memorial das Conquistas
  4. Engenho dos Erasmos
  5. Jardim Botânico

Gostou da nossa lista?

Tem algum outro lugar que você considera imperdível aqui em Santos? Conta pra gente 😛

Hotéis baratos em Santos

Se você quer visitar Santos e não tem ideia de onde possa se hospedar, não deixe de conferir nossas dicas de hospedagem barata em Santos.