Chefe de Papinha: uma santa ajuda para as mamães de Santos e região
Até os 6 meses da Filipa, eu estava me virando bem. Mas quando voltei da consulta em que a pediatra liberou a alimentação sólida, entrei em pânico. Sério, nem dormi naquela noite.
Eu, que não tenho a menor afinidade com as panelas, teria que encarar o fogão e fazer as papinhas dela.
Some-se a isso a responsabilidade de alimentar um bebê de forma saudável e correta, para que ela não tenha problemas no futuro, e eu surtei.
Por uma daquelas coincidências mágicas do universo, na mesma semana, conheci no Facebook a página de um serviço recém-lançado em Santos: Chefe de Papinha.
O Chefe de Papinha ajuda mamães de Santos e região com a elaboração, o preparo e a introdução dos melhores alimentos para os bebês e crianças.
Edit: 5 anos depois que esse post foi escrito, a Nathália lançou o curso on-line ABC das Papinhas, que além de ajudar as mamães de Santos, ajuda grávidas e mamães de todo o mundo a se prepararem para introdução alimentar.
Conversando com a Nathalia Donato, que é a própria chefe de papinha, tivemos a ideia de fazer uma aula para conhecer a proposta e contar aqui no blog. Claro que topei, porque precisava aprender de vez a fazer a comida da minha filha, que até então era feita pela minha sogra.
A ideia de montar esse serviço foi inspirada na Gabriela, filha da Nathalia. Bem no começo, a própria mãe também tinha muitas dúvidas sobre como fazer a papinha. A sorte foi que ela contou com a ajuda da madrasta, que é pediatra. “Pensei que se eu tinha esses questionamentos, as outras também tinham. E mãe sempre confia em outras mães. Se o médico não explica direito, uma outra mãe poderia ajudar”, conta.
Assim, Nathalia uniu sua experiência bem-sucedida na alimentação da Gabi com a validação de profissionais de saúde, como pediatra, nutricionista, fonoaudióloga e dentista, para entender a melhor maneira de apresentar os alimentos para os pequenos, ou seja, com muita variedade, sem sal e sem açúcar.
A aula começa com uma conversa em que a Nathalia, que vem acompanhada da nutricionista Nathalia Nahas Guedes, descobre um pouco mais sobre os hábitos da criança e da família. Em seguida, elas explicam um pouco mais sobre a importância de oferecer diversidade numa papinha bem completa e com alto teor nutritivo.
Aí vem a parte legal: ela ajuda você a preparar 2 tipos de papinha. A explicação é bem didática e muito tranquila. Até eu, que sou bem inexperiente, consegui fazer sem grandes dificuldades.
É possível fazer uma aula teórica, prática (preparo de papinha) ou uma combinada entre as 2 coisas; sozinha ou em grupo de até 3 pessoas. O curso também pode ser feito por gestantes, empregadas, babás, avós, pais, professoras e quem mais se interessar por alimentação infantil. O preço é sob consulta, porque depende da necessidade da mãe (a partir de R$ 80).
Outro serviço interessante que ela oferece é a reeducação alimentar familiar, que inclui 4 visitas para avaliação nutricional, compras com a família, elaboração de cardápio com receitas personalizadas e dicas sobre preparo e armazenamento e avaliação posterior. Essa opção é interessante para bebês a partir de 1 ano que vão começar a comer a comida da família.
Se você trabalha e não tem muito tempo, a Nathalia pode ir à sua casa, preparar as papinhas de uma semana inteira e deixar congeladas no freezer.
O que eu adorei no curso do Chefe de Papinha é que ela se adapta à sua condição e ao seu bebê. Nada do que a Nathalia me passou é super difícil. Pelo contrário, são coisas fáceis de incorporar no meu dia a dia, de forma prática.
Por também ser mãe, ela entende que não é realista querer fazer papinha fresca todo dia ou que a gente não tem sempre 10 tipos diferentes de legumes na geladeira.
Recomendo muito o serviço do Chefe de Papinha para as novas mães e também para aquelas que já têm filhos maiores, mas querem dar a eles o presente de uma alimentação mais saudável.
E, ó, gente, só pra constar: de tão deliciosa que ficou, eu mesma jantei a papinha da Filipa naquele dia!
Quer saber mais? Conheça o curso da Nathália Donato.
Veja dicas sobre papinhas de bebê: