Texto porLudmilla Rossi
Santos

Setur comemora o dia mundial do Turismo

Turismo de negócios em crescimento, redes internacionais construindo hotéis, pré-sal impulsionando a economia e frentes em diferentes campos, e centros de treinamento Rei Pelé e Vila Belmiro credenciados pela Fifa para hospedar duas delegações estrangeiras na Copa. Destino consolidado graças a um trabalho iniciado há cerca de 10 anos, Santos tem muito a comemorar no Dia Mundial do Turismo, que transcorre foi comemorado no último dia 27 de setembro, conforme assegura o secretário Marcelo Fachada.

E, para marcar a data, prosseguiu, a Setur (Secretaria de Turismo) coloca no ar, quinta-feira (4 de outubro), versão de seu portal www.turismosantos.com.br para tablets (como iPad) e celulares, este último em uma versão mais leve e compacta (mobile site), cuja utilização não exige aplicativos especiais.

De acordo com o sócio-diretor de tecnologia da Mkt Virtual, Mauricio Matias, quando a empresa desenvolveu o portal de turismo da Setur, há dois anos, os tablets não eram realidade para o grande público.

“Agora, o portal será compartilhado com outras plataformas, com funcionamento em tempo real na internet.” Ele explica que, via celular, o internauta poderá consultar rapidamente a agenda de eventos da cidade, últimas notícias, roteiros e informações institucionais (curiosidades, dicionário santista, etc), entre outros serviços.

FUTURO – O secretário de Turismo, Marcelo Fachada, lembra que o turismo de negócios não existia pouco tempo atrás e as recentes prospecções de mercado identificaram potencial para redes internacionais fincarem suas bandeiras na cidade. “Dessa forma, a cidade amplia o parque hoteleiro, indispensável para acompanhar o crescimento do turismo de lazer e de negócios”.


Foto: Arquivo Juicy Santos

Com patamares sedimentados, ele garante que, com o funcionamento, em no máximo cinco anos, dos museus Pelé e do Bonde, e do projeto Porto Valongo Santos, a cidade ganhará nova projeção no mercado turístico nacional e internacional. O projeto transformará os 55 mil m² entre os armazéns 1 e 8 do porto em complexo turístico, com espaços náutico, cultural e empresarial, dotado de terminais para cruzeiros marítimos e transporte aquaviário, marina pública, escritórios e restaurantes, entre outras ocupações.

“Trata-se de um projeto estratégico no processo de revitalização do Centro Histórico, ainda em curso”, frisou Fachada. Dentre as últimas iniciativas, destacou, encontra-se o restaurante-escola Estação Bistrô, que funciona na Estação do Valongo, voltado à inclusão e capacitação de jovens para um mercado de trabalho em expansão. “Prova está que quase todos os 21 alunos da primeira turma já estão atuando no segmentos de Alimentos e Bebidas.”
Post enviado por Setur Santos