Sanatório Geral faz intervenção artística
Sou Betinho Neto e decidi tomar coragem e estrear finalmente no Juicy Santos, que emoção!
Pretendo trazer trabalhos importantes de artistas da região e também referências artísticas dentro do tema das Artes Visuais – usando também este espaço para reviver alguns destaques da própria revista Sanatório Geral, que já está caminhando para a 15º edição.
Pra começar, vou falar sobre a intervenção que o coletivo da Sanatório Geral realizou nesse último domingo (29 de março), durante o Sarau da Vila do Teatro.
A intervenção aconteceu nos tapumes da Cadeia Velha para gerar atenção para a campanha:“NÃO QUEREMOS MAIS UM MUSEU”, que visa manter a Cadeia Velha como uma espaço de Artes Integradas. O que pedimos é a permanência do espaço, e não apenas de um Museu da Baixada Santista.
Santos já tem na lista 11 museus ao todo. Queremos que ela volte a ser um espaço público aberto para os coletivos e artistas da cidade de Santos e Baixada Santista.
Artistas cederam gentilmente sua imagem para a campanha, entre eles estão: Márcia Okida, Simone Ancelmo, Marcio de Souza, Miriam Carbonaro, Dino Menezes, Platão Capurro Filho, Sidney Herzog, EsmeraldaTrindade, Jackson Vieira e Junior Brassalotti.
Depredação
Em menos de 24 horas, a intervenção foi depredada.
A colagem nos tapumes da Cadeia Velha foi apenas uma das ações que o coletivo da Sanatório Geral pretende realizar pela reabertura da Cadeia Velha.
Revista
A nova edição da revista Sanatório Geral traz um texto especial de Naira Alonso sobre a importância da Cadeia Velha para a cidade, além de todas as imagens de todos os artistas para a Intervenção da Cadeia Velha. A publicação tem como tema RESSIGNIFICAR e também tem como destaques a entrevista com Janara Lopes, da IdeiaFixa, e na galeria o artista espanhol Joan Cornellà