Restaurante Guaiaó em Santos
Muitas pessoas conversam conosco sobre o Juicy Santos dando o seguinte feedback: “Eu acesso o Juicy Santos para saber quais opções de restaurantes diferentes vocês apresentam aos leitores do blog”. E nesse post vamos apresentar um restaurante que todo santista que gosta de comer bem precisa conhecer: o Restaurante Guiaó.
Atualização: o Guaiaó encerrou suas atividades em julho de 2015
Alguns restaurantes santistas deixaram saudades na geração passada: o Don Fabrizio e o Cibus são dois exemplos de culinária contemporânea e sofisticada, aquele exemplo de lugar para jantar naquela data mais que especial ou passar por uma experiência gastronômica totalmente diferente do cotidiano.
Aliás, experiência é uma palavra que se encaixa muito bem no Guaiaó. A proposta é de gastronomia completa, com entrada, prato principal e sobremesa.
A casa é discreta e fica distante da badalação da orla, no coração do Boqueirão. Ao chegarmos, aguardamos a equipe preparar a mesa em uma recepção bem confortável, onde quadros maravilhosos da Mônica Figo estavam em exposição. As exposições serão uma constante no Guaiaó, sempre com artistas caiçaras. A da Mônica Figo fica até dia 7 de novembro.
Na própria recepção pedimos coquetéis, elaborados pelo renomado Rogério Rabbit.
Logo em seguida, fomos chamados para a nossa mesa e recebemos os coquetéis poucos instantes depois. O maitre André Antivilo (um dos sócios do restaurante) foi até nós apresentando a proposta da casa e a atendente que ficaria responsável pela nossa mesa. Os funcionários, aliás, são super bem treinados e conhecem bem todos os detalhes do cardápio.
Enquanto escolhíamos a entrada, o couvert chegou. Aliás, couvert maravilhoso composto de pãezinhos da La Pannetiére desenvolvidos especialmente para o Guaiaó, entre eles ciabatta, pão de espinafre, pão com gergelim, entre outros… todos ultra frescos e macios. Os acompanhamentos eram: azeite especial espanhol, cream cheese ao azeite trufado (!!!) e manteiga especial com flor de sal. “Só o couvert já valeu a experiência” – comentei na hora com os amigos que estavam comigo, sem saber o que vinha pela frente.
O chef André Ahn (o outro sócio do Guaiaó) também nos mandou uma entradinha de cair o queixo: um baldinho com molho de iogurte, brotos, grãos e uma cenourinha. Delicioso! O bacana é que cada alimento que chegava à mesa era explicado e apresentado de forma impecável. Todos os pratos são preparados artesanalmente e apresentados como uma obra de arte, onde voltamos a falar novamente da experiência. Sabor e visual estão mais que unidos nos pratos do Guaiaó.
As entradas pedidas pela nossa mesa: A Flá Saad pediu a (3) – Carpaccio de melancia ao vinagrete de Jerez com diversos brotos, pinolis tostados e lascas de queijo gran formaggio. Eu pedi a (1) – Camarão na pimenta de biquinho sobre risco de purê de abóbora kabochan, com redução de vinho, semente de tomate e rúcula.
A (2) eram as Vieiras marinadas no azeite de castanha na cama de creme de cará, com redução de maracujá e ao perfume de castanha do pará e raspas de limão, e a (4) foi a escolha do husband da Flá Saad – Tomate Tomate Tomate – tomate recheado com chèvre, mel e manjericão, com brotos diversos, sementes de tomate, finalizado na mesa com gaspacho de tomate verde. Alguma dúvida de que eles levam a sério a apresentação dos pratos?
A cozinha do Guaiaó também é um espetáculo: toda envidraçada, branca e em aço inox. Dá para olhar a equipe trabalhando e conferir o cuidado no preparo e montagem. Coincidentemente, quando fomos dar aquela espiadinha por lá, o chef André Ahn montava o prato da Flá.
Os pratos principais que pedimos: Cupim ao molho rôti com creme de alho poró e cogumelos diversos ao molho de tarê de caju e Pistola com risoto de cogumelos frescos, finalizado com bisque e legumes. Ambos lindos e deliciosos.
Em se tratando das sobremesas, cada um da mesa pediu uma para degustar! Conseguimos provar todas do cardápio, hehehe!
Cestas belgas recheadas com mousse de maracujá, frutas vermelhas e espuma de manga e maracujá Gelatina de leite com amêndoas marinadas na caipirinha e farofa de paçoca Torre delícia recheada com mousse de chocolate meio amargo, com calda de chocolate e creme de sonho de valsa Areias de Santos – Calda de maracujá com farofa de castanha de caju cobertas por areias de baunilha e sorvete de chocolate branco
As fotos estão na ordem:
O mais bacana de tudo isso é a vontade do Ahn e do Antilivo em desenvolver a cultura gastronômica local, e principalmente em educar os clientes santistas. Sim, porque a proposta do Guaiaó é bastante inédita em nossa região, e sabemos que aqui em Santos o “tradicionalismo” ainda ganha na queda de braço. E a única forma de combater isso resume-se em uma palavra: empreendedorismo. Que diga-se de passagem, está sendo muito bem feito pela dupla de “Andrés” nessa nova vida do Guaiaó. Prestigie! 😉
Serviço Restaurante Guaiaó Rua Dom Lara, 65 – Boqueirão – Santos – SP – Brasil Reservas: 13 3877-5379 [email protected]
Horário de funcionamento QUARTA e QUINTA: 20h às 24h SEXTA e SÁBADO: 20h à 01h
Preço Em média de R$ 110 a R$ 150 por pessoa.