Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Onde comer pastel em Santos: os 5 favoritos da nossa comunidade

Não tem como errar com pastel, né? Na feira, na praia, na saída da escola, no bar. Ele é um verdadeiro patrimônio das comidas de rua brasileiras e a gente ama, já deu pra perceber… Então, resolvemos perguntar para a audiência do Juicy Santos no Instagram quais são os melhores lugares para comer pastel em Santos.

Vem com a gente nesse guia!

O melhor pastel de Santos: o top 5

Consultamos nossa comunidade e selecionamos os 5 favoritos de acordo com as avaliações pra preparar essa lista. E o debate foi longo, viu… Foram milhares de comentários indicando locais em todos os bairros de Santos.

www.juicysantos.com.br - onde comer pastel em santos os melhores pastéis de santos pastel do akira

1. Pastel do Akira

Esse clássico de Santos existe desde 1967. Dizem que até Chorão e Pelé já comeram essa iguaria da Ponta da Praia!

O de camarão é campeão e o de polvo, diferentão, servido apenas nos fins de semana. Mas é bom chegar cedo no Akira, porque acaba super rápido.

Onde fica: R. Ver. Henrique Soler, 286 – Ponta da Praia

2. Itapuã

Bar raiz do Campo Grande, tem uma legião de fãs entre nossos seguidores. Só tem um acompanhamento possível pra esse pastel: um chopp super gelado no Itapuã.

Onde fica: Rua. Duque de Caxias, 21 – Campo Grande

3. Café Carioca

O número 1 da Praça Mauá é figurinha carimbada quando se fala de pastel. De fato, há quem venha de longe para comer essa delícia no balcão ou nas mesas do Carioca com um chá mate ou laranjada.

Onde fica: Praça Mauá, 1 – Centro Histórico

4. Da Feira Pastéis

Quem vai à feira só pelo pastel já deve conhecer o Da Feira. Eles estão exclusivamente de terça-feira a domingo nas feiras livres em Santos. Pelo Whatsapp deles, dá pra reservar o seu pastel.

Onde fica: veja os dias e locais no Instagram

5. Caracu

Tradicional na Vila Mathias, o Caracu serve também outros salgados que puxam pela nossa memória afetiva. Impossível não salivar com essas fotos…

Onde fica: Av. Senador Feijó, 413, Vila Mathias

Também apareceram muito nos comentários:

De onde vem o pastel?

Embora seja considerado um ícone da culinária brasileira, o pastel traz origens asiáticas. Acredita-se que ele combine duas especialidades: o rolinho primavera da culinária chinesa e o guioza japonês.

Por volta de 1890, imigrantes chineses já vendiam rolinhos primavera no Brasil. Já os japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, abriram pastelarias em São Paulo como forma de se disfarçarem e se livrarem da discriminação. Adaptaram a receita original dos rolinhos-primavera aos ingredientes disponíveis no Brasil, substituindo o sakê por cachaça.

Com o tempo, o pastel virou febre por aqui e ganhou os recheios diferentes que tanto amamos.

Quer mais dicas de lugares pra comer em Santos? Aqui tem.