29/09/2018 Por Victória Silva Casamentos e festas

Por que fazer RSVP na festa de casamento

Certamente, uma das tarefas mais estressantes e trabalhosas no planejamento de um casamento é a lista de convidados. Afinal, a maioria delas tem mais nomes do que lugares. Talvez o casal precise cortar algumas pessoas que, às vezes, vão ficar chateadas. Além disso, depois de entregar os convites, pode acontecer de um convidado querer levar um acompanhante… Em resumo, estamos falando de uma tarefa que não acaba exatamente quando é concluída.

Como assim, Juicy? É que você vai precisar fazer um controle do número de convidados no casamento.

Nossa dica de ouro é: faça um RSVP na sua festa de casamento. Isso vai te ajudar MUITO, inclusive na contratação de serviços e controle do orçamento.

Mas o que é RSVP?

RSVP é a sigla do francês Répondez S’il Vous Plait, ou seja, responda por favor.

Em resumo, quando você determina uma data para o RSVP está dizendo aos convidados: por favor, confirmem se irão à festa. Afinal, a pessoa pode ter outro compromisso na data, não conseguir se deslocar ou nem todos os moradores da casa irem, por exemplo.

RSVP na sua festa de casamento

juicysantos.com.br - RSVP na sua festa de casamentoImagem: Reprodução

Sabendo disso, você já consegue perceber a importância de ter um RSVP na sua festa de casamento, né?

De todo modo, nós separamos três razões para adicionar esse pequeno detalhe no convite. E, mais do que isso, levá-lo a sério. Pois, às vezes, o convidado esquece ou imagina que seja óbvio que ele vai e acaba não confirmando. Neste caso, cabe a você ligar ou mandar uma mensagem para fazer a confirmação.

1. Planejamento

A lista de convidados é, normalmente, a primeira etapa do seu casamento. Além disso, a definição desse número norteia praticamente todas as escolhas como, por exemplo, local, buffet e quantidade de bebidas.

Saber se haverá alguma variação é importante, pois isso impacta diretamente neste planejamento de insumos e financeiro. É possível que o número de talheres seja menor, assim como a quantidade de comidas e bebidas.

O porte do casamento – de mini wedding a um festão – depende totalmente dessa organização.

2. Sem surpresas

Esse é um dia de nervos à flor da pele. Você não vai querer a surpresa de ter só 50 convidados numa festa planejada para 100 ou 150 onde só deveriam ser 120. Agora pode parecer besteira. Mas, no calor do momento, esses detalhes que podem te deixar nervosa e fazer com que não curta o casamento como merece.

A mesma coisa acontece com a foto dos noivos com os convidados.

3. Como fazer o RSVP do seu casamento

O mais comum é que a sigla seja impressa no final do convite. Em seguida, é importante ter um e-mail ou telefone como meio para realizar a confirmação.

Outra dica legal: você pode terceirizar essa tarefa, seja deixando com o assessor do seu casamento, contratando alguém apenas para isso ou pedindo uma força para alguma madrinha/padrinho, por exemplo.

Feito pelo próprio casal, um padrinho ou madrinha ou por uma assessoria de casamento, deve estar bem claro que essa informação é muito importante para o funcionamento perfeito do evento.

Caso seus convidados não entendam o que é RSVP, coloque a frase em português ou explique no momento de entregar o convite. Afinal, recado bom é aquele que é entendido 🙂

E se vai ter criança na festa, nós damos as dicas pra montar um espaço kids no casamento.

Share Button