Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Férias das crianças com – consumo e + diversão

Os pais santistas – inclusive esta que vos fala – estão de cabelos em pé por causa das férias escolares de julho.

Ter as crianças em casa full time não só quer dizer que a rotina sai do lugar, mas também aumentam os gastos.

Já falamos aqui de cursos de férias, atividades em shoppings e da programação do Sesc, mas e dentro de casa? Dá pra se divertir sem gastar muito?

O pessoal do Instituto Alana mostra que sim.

www.juicysantos.com.br - férias sem consumoFoto: Tina Floersch para Unsplash

“Construir uma sociedade não consumista não é um trabalho individual. É uma construção coletiva que depende do esforço de todos. E o período de férias escolares pode ser um excelente momento para refletir sobre o tema”, diz Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do programa Criança e Consumo, do Alana.

Aqui estão algumas sugestões do projeto para ajudar mães, pais e responsáveis a investir em diversão e presença no lugar de dinheiro.

1 – Brincar sem consumir
A imaginação é o maior recurso para o brincar. Incentive as crianças a criarem seus brinquedos e brincadeiras com os objetos disponíveis em casa. Um lençol, por exemplo, pode virar uma capa ou uma cabaninha.

2 – Chega de telas
Os pais podem estabelecer um combinado sobre quanto tempo a criança pode assistir TV ou usar computadores, tablets e celulares. Incentivar outras atividades, como ler um livro, ou mesmo o ócio podem ser alternativas à tela. Reduzir seus usos, diminui também a exposição dos pequenos às comunicações mercadológicas e o incentivo ao consumismo infantil.

3 – Cozinha é lugar de criança!
Ao invés de sair com a criança para comer alguma coisa na rua, que tal preparar uma refeição em casa? Reunir os pequenos na cozinha é uma atividade simples e divertida. (Veja mais aqui

4 – Conheça a cidade
Troque os grandes centros de compras por passeios em museus, planetários, pontos turísticos de sua cidade, lugares que podem render uma boa diversão, além de incentivar a descoberta de novos interesses pelas crianças.

Aqui no Juicy Santos, temos uma lista de 10 lugares imperdíveis para crianças sem gastar muito.

No final de semana, reúna as crianças, familiares, vizinhos e amigos e organize um piquenique acompanhado de brincadeiras. Pode ser no parque, na pracinha, ou mesmo no condomínio. Será um dia diferente!

5 – Organize uma Feira de Trocas de Brinquedos
Aproxime a comunidade e organize uma Feira de Trocas de Brinquedos. A iniciativa do Criança e Consumo foi criada há 5 anos, como uma maneira engajada e divertida de repensar forma como consumimos, envolvendo adultos e crianças na prática desta reflexão.

Criado em 1994, o Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que trabalha com programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Um deles é o Criança e Consumo, que tem como objetivo divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.